domingo, 25 de outubro de 2009

Calma, paciência, concentração: armas para superar os problemas do dia a dia.



     Calma, paciência, não faça as coisas de afogadilho, às pressas, como se o mundo fosse acabar agora. Lembre-se, pressa e qualidade não se coadunam. Aja de acordo com suas habilidades, destreza, experiência, mas sem querer ser mais rápido que os ponteiro do relógio. Quantidade com qualidade resulta de trabalhos feitos com calma, comprometimento e capricho.

     Tenha paciência.
     Nem sempre quem sai na frente será o primeiro, e nem sempre quem sai por último será o último. Apenas seja paciente e tire proveito dos trunfos que o momento pode lhe proporcionar.
     Ter paciência é um estado de espírito. É o tempo e o corpo em sintonia. É esperar, e, mesmo demorando sentir que foi rápido. É fazer bem feito – racionalmente e uma só vez.
     Portanto, seja paciente. Não corra contra o tempo, você não vai ser mais veloz que ele. Nem queira tudo nas mãos de uma vez - você não vai conseguir abraçar o mundo.
     Aja pacientemente, sem ser indolente. Em certo momento, agir devagar é estar nos extremos do limite.
     Não avance o segundo passo antes do primeiro: Deixe o dia seguir seu curso. Ninguém consegue viver o amanhã sem que antes o hoje tenha sido vivido!

>>

     Não antecipe um mal-estar por algo que está por vir. Nem fomente a própria angústia, “esquentando a cabeça” antes da hora.
     “Filtre” minuciosamente cada problema e o autoadministre com paciência e sensatez. Preocupar-se na véspera é antecipar aborrecimento. É sofrer o dobro e perecer o triplo.
     Se o problema é para mais tarde não comece a sofrer desde cedo. Lembre-se que antes do futuro existe o agora. E o agora está à sua disposição para ser vivido intensamente, em paz, suavidade de pensamentos, tranquilidade.
     Você e ninguém pode mudar o inevitável. O que tem que ser, será. O que está para acontecer, fatalmente acontece. O amanhã é somente uma palavra que expressa o futuro. Ele não existe. Vai ainda ser escrito.
     Portanto, não se precipite. Deixe para o amanhã o que é do amanhã e viva esse instante em toda a sua plenitude!

>>

     Quando a tarefa for complexa, concentre-se, reflita, e “mãos à obra”. Inspiração e disposição são os códigos do segredo para executá-la.
     Pense racionalmente; atue com eficácia. Nosso cérebro é um armazém de idéias; nossos membros, instrumentos de trabalho.
     Não inicie algo sem antes delinear o princípio, meio e fim. Entenda-o em suas minúcias. Trace roteiros e planos de ação. Isso poupa tempo e economiza material. Muna-se de livros e manuais. Isso abrevia a execução propiciando qualidade.
     É importante compactar sua concentração para ela ficar mais “viva”, atuante, mais sintética.
     “Ligue-se” no que faz. Não disperse a atenção. Atenha-se ao que está à sua frente como se fosse parte de você.
     Lembre-se: quando um trabalho é eficaz o custo é minimizado e a produtividade maximizada!

     Inácio Dantas
    (do livro ® “Pequenas Lições de Sabedoria)

    Temas relacionados:
  
    Temas complementares (corporativos e liderança):

sábado, 17 de outubro de 2009

Polêmicas, Confusões? Evite-as, afaste-se e viva melhor.



     Para que polemizar com pessoas desconhecidas, enraivecidas ou desequilibradas? Ou mesmo com aqueles que não se coadunam com suas ideias e pensamentos? Que proveito tirará ao tentar influir um tema que claramente está a ser rechaçado pelo oponente? Poupe-se. Economize palavras, energias, tempo... A ideia central é: afaste-se e fique incólume, "numa boa"!

     Evite confusão!
    Não ofenda, nem dê ouvidos a ofensas e provocações. Vire as costas. Fuja. Não colecione dissabores. Pense: “Não é comigo” e distancie-se.
     Economize confusão!
    Se não puder, ao primeiro sinal dela mantenha a calma e em pé o equilíbrio da razão. Não avance para um mau desfecho e sim para a conciliação. A máxima diz que “mais vale um mau acordo do que uma boa demanda”.
     Evite celeumas, tenham os motivos o valor que tiverem. Desavenças lhe darão muito a perder e nada a ganhar. Tampouco dê importância a ironias que possam derrubar seu bom astral.
   Gaste seu precioso tempo em coisas que vão lhe proporcionar alegria e prazer. Seja partidário do sossego. Seu e dos seus.
     Raciocine que é sempre um grande lucro perder um tostão do que enfrentar uma confusão!

>> 

    Quando a humanidade se compreende o resultado é a harmonia entre as pessoas, a satisfação plena, a prosperidade.
     Embora difícil, é simples o segredo para unir o mundo e deixá-lo fraterno: basta a compreensão.
    Os elos da compreensão são feitos de ligas de aço maciço, extraídos das jazidas do amor. E podem ser moldados por milhões de mãos estranhas. Os elos unem pessoas de corações virtuosos e fecham-se em algemas indestrutíveis. Essas algemas não tem pátria nem bandeira, pois é obra universal.
   A compreensão é como a boa semente em chão fértil: Propaga-se numa floresta do bem. Triplica-se, multiplica-se, toma o tempo, o espaço...
    Viva feliz. Compreenda o próximo, faça-se compreender. Molde você também suas algemas da felicidade.  
    Isso vale para uma pessoa, uma nação, o mundo!

>> 

      Não desconte seus problemas nos outros. Para tudo há uma saída!
     Ninguém tem culpa se as coisas para você não deram certo - se hoje seu dia foi improdutivo, amanhã poderá ser alvissareiro.
   Todos nós temos nossas dificuldades, embaraços, etapas a cumprir. Às vezes planejamos bem e colecionamos um mal resultado. Ninguém acerta sempre, assim como os erros não são eternos.
   Reorganize-se. Troque de ares. Busque arejar seu juízo para refrescar o discernimento. Não deixe detalhes mínimos conturbarem sua mente e trazerem problemas onde não tinha.
     Mas, ao surgirem, administre-os com técnica e paciência, sem que ninguém infira opiniões impróprias.
    E não se esqueça jamais que Deus é fonte eterna de inspiração. Faça sintonia com Ele. Peça-Lhe, e Ele vai mostrar as portas onde estão as saídas que você procura!

    Inácio Dantas
    (do livro ® “Pequenas Lições de Sabedoria”)

    Temas relacionados:

    Temas complementares (relações conjugais):

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Doze conselhos de mãe para filho (IV)




1-Não ouça pessoas negativas, que reclamam da vida, que trazem a voz do desânimo. Você tem um compromisso com a felicidade, com o sucesso. Ouça pessoas positivistas, que trazem palavras de elevação, de incentivo e são exemplos de luta e vitória.

2-Abra a mão do bel-prazer e construa o mínimo para si e sua família. Não deixe o tempo passar em ‘brancas nuvens’. Quem não se preocupa em edificar na sua juventude, que construções terá ao envelhecer?

3-Não alce a mão para o fruto alheio e não dê o passo fora do seu espaço. Uma nação onde os cidadãos se respeitam é uma nação forte, próspera e feliz.

4-Evite vangloriar-se de ter isso ou saber aquilo; refute a soberba. O mundo vê com olhos de reprovação aqueles que se autovangloriam.

5-Num momento de descontrole faça uma pausa, inspire fundo e reflita, para não dizer coisas que não gostaria que lhe dissessem.

6-Se você está apto, devidamente preparado para uma prova ou competição, não entre temeroso, com receio de falhar. Entre disposto, firme, confiante, ou o seu maior adversário será você mesmo.

7-Persevere em busca da vitória, você é capaz. A maior glória de um homem é vencer usando sua própria capacidade.

8-Se você for chamado para mediar uma discussão, não seja partidário desse ou daquele antes de ouvir ambas as partes. Conheça os motivos de cada qual e decida-se, privilegiando sempre quem realmente estiver com a razão.

9-De súditos a majestades, de cidadãos a presidentes, todos aqueles que se julgarem invencíveis vão tombar como qualquer mortal.

10-Se você quer as coisas justas e corretas, dê o exemplo. Aja com justeza e correção. Mostre que o que você deseja para os outros é o que pretende para si.

11-No lar, no ambiente de trabalho, nas ruas, use sempre as palavras ‘por favor’, ‘dá licença’, ‘obrigado’. Não as economize nem se envergonhe de usá-las. Seja educado. Educação é igual uma moeda: com o mesmo valor que você paga você recebe.

12-Ao vivenciar um momento de escuridão, de dificuldades, faça uma oração. Não se esqueça de quem não se esquece de você: Deus. Ele é um manancial de luz, fonte de inspiração. Seus pensamentos vão clarear e suas idéias serão pródigas de soluções.

    Inácio Dantas

    Temas relacionados:

    Temas complementares (relacionamento conjugal):

sábado, 3 de outubro de 2009

Hombridade, dignidade, voz de comando: você a caminho da liderança!


   
       Se você quer amanhã ser o primeiro, prepare-se hoje!
     A escola da vida não tem horário e jamais fecha as portas. Nessa escola ensina-se professores e aprende-se com alunos. A prova final vivemo-la a cada instante, dia a dia.
     Em busca do diploma muitos competidores estarão contigo na mesma arena. Não enfrente a disputa sem os paramentos do esforço físico ou do saber. Esteja cônscio que competição é uma selva repleta de leões digladiando-se. Quem não tiver o broquel do preparo será vencido.
     Prefira sentir a derrota, lutando, a sentir-se um derrotado sem lutar!
   Você pode modificar o mundo, impulsioná-lo para a frente, torná-lo mais equitativo, racional, humano.
     Portanto, não adormeça à plena luz do dia. O mundo, essa grande sala de aula, o espera. Prepare-se.
     Não espere os acontecimentos, mas, antecipe o acontecer!

>>

     Você está solidificando sua dignidade, quando:

     -Em tudo que faz tenta a perfeição, mesmo sabendo ser imperfeito.

     -Para não dar prejuízo a ninguém, às vezes priva-se do lucro.

     -Engole desaforo para não vomitar violência.

    -Só está completamente feliz quando olha ao redor e não vê ninguém triste.
    
     -Em tudo é fiel aos seus princípios, pois fidelidade é o princípio de tudo.
     
     -Tem cuidado ao falar, pois palavras de amor e ódio se projetam da mesma boca.

     -Vence suas lutas, não com violência, mas com inteligência.

     -No calor de uma disputa usa a frieza do raciocínio.

     -Não acredita em quem diz mentiras para não perder o crédito ao dizer verdades.

>>

     Muitas vezes em sua vida você vai receber ordens. Outras tantas vai ordenar. O mundo é assim, feito de poucos comandantes e muitos comandados. Alguns nasceram para a batuta da liderança, outros para manipular a foice e o martelo.
   Porém, dar ordens vai exigir dupla energia: Saber expressá-la de forma compreensível e depois orientar como procedê-la. Por isso tenha a língua sábia e incansável para dar ordens; os ouvidos atentos e afinados para ouvi-las, e, a mente aberta e em sintonia para processar e responder profissionalmente.
     Jamais ordene com raiva ou impetuosidade. Processe antes no cérebro para não dar ordem duvidosa. Por outro lado, ouça-a com atenção, processe-a na mente e não execute-a em dúvida.
    Lembre-se: Para executar uma ordem use a técnica e para ordenar use a inteligência.

     Inácio Dantas
     (do livro ® “Pequenas Lições de Sabedoria”)

    Temas relacionados:

    Temas complementares (liderança corporativa):