sábado, 19 de dezembro de 2009

Natal: momento de renovar a fé em Deus!


    
    Nesta data magna da Cristandade, é momento de refletir, de elevar o pensamento em Deus e de olhar para um novo ano que se aproxima. E que esse novo ano, bons sentimentos, amor e fé renovados, que seja de muita paz, prosperidade e pródigo de felicidade!

     Se você já não tem mais forças na matéria ou no espírito, esse é o momento de uma conversa com Deus.
     É o momento de reflexão, do arrependimento. Quem vive com a alma em conflito renuncia à felicidade.
    Eleve aos céus as suas preces. Deus está distante, parece-nos, mas perto o suficiente para ouvir a voz do nosso coração.
     Arrependa-se dos seus erros!
    Quem pretende a vida eterna alimenta-se da Verdade e pratica o jejum de pecados.
     Ore. Peça ajuda a Deus. Qualquer grande pedido para Ele é ínfimo: é como a partícula de um átomo no universo.
     Ele é bondoso, compreensível e jamais nega o pedido sincero de um filho.
     Não espere o amanhã - Ele o espera agora!
     Tenha fé, converse com Deus!
     E pouco a pouco irá sentir o corpo e o espírito sendo renovado e fortalecido!

>>

     Faça transbordar a fé que existe dentro de você!
   Seja fiel escudeiro da sua crença e defenda as verdades que norteiam a raça humana. Deus é o seu guia.    Ele dirige seu corpo, manobra sua vida e livra-o dos iminentes perigos.
   Não descreia dEle, de si próprio, e do seu poder interior, achando que “é o fim” ou que “tudo está acabado”. Se você crê, você vive, participa, realiza.
     Tenha fé!
    Ela faz emergir flores num lamaçal. Traz o inalcançável à palma das mãos. Faz reencontrar esperanças perdidas e reergue o que se houvera destruído.
     Um homem sem fé é uma carcaça luzidia por fora e sombria por dentro. Vive por viver, mas veleja seus dias sem bússola, sem direção e tem ondas tormentosas a vencer.
    Entretanto, se existe fé dentro do peito, ela estende oceanos calmos, planos, seguros e metricamente perfeitos!

>>

     Se o instante for crucial e você se sentir inseguro, faça uma oração.
   Não se deixe ser levado pelo tenebroso vento do medo. Reverencie a fé na Trindade e tenha de volta a segurança do corpo e do espírito.
   Concentre-se, abra a mente. Ore. Olhos cerrados, mãos postas, pensar meditativo, corpo no silêncio de si mesmo.
    Sua oração vai elevar-se ao céu, mesmo sussurrando-a. Ele o ouvirá atentamente, pois ao seu lado está, dedicando-se exclusivamente a você, assim como um pai ao filho.
     Bem-aventurado seja!
    Sinta a luz Suprema reverberar no vértice azul, seu fluxo invadi-lo e uma força sensorial jorrar.
     Sinta a presença de Deus!
    Ele agirá e você terá a prova que o ouviu. Suas perturbações e todos os seus clamores terão fim e você sentirá novamente soprar a doce brisa da paz!

     Inácio Dantas
    (do livro © “Pequenas Lições de Sabedoria”)

    Temas complementares (Sublimes):

    Temas relacionados (Filosofia de vida):

sábado, 12 de dezembro de 2009

Bons ideais, boas palavras, você se inter-relacionando em harmonia.


     Lembre-se: as palavras têm poder. O que você fala ou até a forma como fala, permite ao seu interlocutor avaliá-lo. De repente você transmite ser um sábio, eloquente; ou pode passar a impressão de um tolo e inculto. É primordial você pensar em si, estruturar seus projetos e alicerçar sua vida,   tendo a palavra como referencial. Então, sempre, pense antes de falar ou executar e nunca fale nem execute antes de pensar! 

     Quando duas pessoas conversam o silêncio não é um bom assunto.
    Conversar não é um monólogo, pois ninguém fala para si mesmo. Onde não há comunicação não há associação de pontos de vista, não há primor de idéias, não há entendimento.
    Por mais que o momento seja difícil, conversar é pactuar, é alinhavar opiniões e decidir com acerto. É a forma democrática de debater divergências, confluir pensamentos, unir forças.
    Não trave sua língua nem amordace sua boca. Pergunte, responda. O diálogo é e sempre será o unificador de águas no mar das dúvidas. Não deixe erguer-se o muro do desentendimento, ele pode ficar intransponível depois.
   Converse. Os lábios que não falam os ouvidos calam. Conversar é a forma mais eficaz para estreitar pontos antagônicos. Entenda, faça-se entender e veja o mundo por um novo prisma.
    Faça sua palavra ficar poderosa!

>> 

     Você já se deu conta de que às vezes se esquece de si mesmo?
     No corre-corre interminável do dia a dia lembra-se de tudo e de todos, mas ao final das contas acaba não se lembrando de si próprio. É como se no filme da sua vida não existisse sua história, e no memorial da sua mente ficou um livro com páginas em branco. A vida passou e você não teve tempo para registrar uma única linha. Que recordações terá no futuro?
     Pare a correria!
    Olhe para o seu “eu interior”. Veja o valor que está no cofre da alma, que o enriquece como pessoa e que faz tudo o mais efêmero e descartável. O momento é curto, a vida única, a busca infinita.
     Goste mais de você. Pense evolutivamente e desate esse nó existencial. Tenha mais “apetite” para a vida.     Para a sua vida!
     Lembre-se de tudo e de todos, mas jamais esqueça de si próprio!

     Inácio Dantas
     (do livro ® “Pequenas Lições de Sabedoria)

    Temas relacionados (Voz de comando):
    Temas afins (Poesia - Sonetos) :

sábado, 5 de dezembro de 2009

Boa convivência social - Doze "dicas" para um bom relacionamento (V)




1-É importante comunicar-se bem, falar com boa dicção, em alto e bom som. Colocar bem a voz e fazer a mensagem chegar com clareza ao seu destino é vital para que sua ordem seja executada com precisão.

2-Se você é nobre não se envergonhe, entre humildes, de vestir o manto da humildade. Às vezes revelar fragilidade é uma demonstração de força.

3-Tudo que é bom e vem às suas mãos é como um presente ofertado por Deus. Segure-o com mãos firmes, agradeça-O e saiba tirar proveito dessa dádiva. Conscientize-se de que talvez não exista uma segunda vez.

4-Ninguém tem tão pouco que não possa ajudar quem nada tem. Estenda a mão, abra o coração e pratique a caridade. A quem divide o pão, Deus multiplica suas bênçãos.

5-Não cometa o erro de se julgar um ser perfeito, pois todos aqueles que se julgam perfeitos têm algo em comum: a imperfeição.

6-Tão importante quanto bem falar é bem saber ouvir. E para um bom ouvinte, um acenar de cabeça é um discurso.

7-Quando lhe apresentarem idéias sedutoras para amealhar ganhos fáceis, desconfie. Cavalo que aceita agrado todo mundo monta nele. Abra o olho, fique atento, senão os lucros serão dos outros; os prejuízos, seus.

8-‘Bom dia’, ‘boa tarde’, ‘boa noite’ são cumprimentos universais. Eles abrem as cortinas do diálogo para um entendimento amistoso. Use-os sempre no seu dia a dia: não custam nada, valem muito.

9-Não esmoreça ante a primeira dificuldade. Persista, acredite, você tem potencial. Entenda que a potencialidade de uma pessoa só se esgota quando ela morre.

10-Não deixe que em você depositem o olhar da desconfiança. A moral de um homem é depreciada quando sua palavra é falsa e sua conduta questionável. Seja, portanto, verdadeiro nos seus atos. A falsidade é como a escuridão que se dissipa ao primeiro raio de luz: a luz da verdade.

11-Esteja de bem consigo, esteja de bem com o mundo. Não tenha olhos para coisas erradas, melancólicas. Veja em cada pequeno detalhe uma grandiosidade, uma beleza única. Vale a pena a vida, ela é maravilhosa!

12-Comande sua equipe de trabalho com tenacidade, voz ativa e pulso forte. Comandante que não tem comando acaba sendo comandado.

   Inácio Dantas

   Temas relacionados:

   Temas complementares (Relação Conjugal):