12 Dicas para um bom relacionamento no trabalho.
1-Treine seus
funcionários que atendem o público. Funcionário treinado aumenta o movimento. O
cumprimento e o sorriso são um excelente ‘cartão de boas vindas’, afinal seus
clientes são o seu maior patrimônio.
2-Cultive a
afetividade com os demais setores da sua empresa. Harmonia e entendimento para
resolver coisas simples, são formas de tornar fáceis as coisas complexas.
3-Esteja
permanentemente concentrado no seu trabalho para, ao ser questionado sobre algo,
responder com desenvoltura.
4-Vai fazer um
trabalho difícil? Muna-se de manuais, plantas, croquis, ferramentas apropriadas
e, sobretudo, de mão de obra qualificada. Esquecer de um desses quesitos é
arriscar transformar o difícil em impossível.
5-Ao fazer uma
reunião evite falar de improviso. Previna-se e prepare antes uma pauta do que
irá dizer. Assim você evitará assuntos dispersos e realizará uma reunião coesa
e produtiva.
6-Trate
decentemente todos os seus colegas quando estiver subindo as escadas rumo a
cargos melhores na empresa. Deixa rastros de revolta quem sobe pisando nos
outros.
7-Não tema os
espinhos agudos do trabalho, são como nas flores, não ferem as pétalas. Aceite
e enfrente-o, pois é um desígnio dos céus. E prefira sofrer trabalhando do que
o sofrimento por não trabalhar.
8-Interesses
pessoais à frente dos interesses da equipe, podem não resolver um e prejudicar
o outro. Ao fazermos o individual, pensando no coletivo, o resultado é o
progresso do todo. Esta receita vale para uma empresa, uma cidade, uma nação.
9-Não reclame
que você vive infeliz. Bata palmas, empreenda um cântico de louvor e agradeça a
Deus pela bênção do trabalho: Você é feliz e não sabe!
10-Ao dar uma
ordem de trabalho não aceite ser contestado sem justa razão. Seja
impositivo e faça prevalecer sua palavra. Se você não demonstrar ‘pulso’ suas
ordens não serão cumpridas e você perderá a autoridade e a liderança.
11-Não demita
um empregado por não desenvolver bem uma tarefa. Dê-lhe uma segunda chance. Mude-o
de função, de setor. Às vezes ele não tem aptidão para um determinado trabalho,
mas pode ser excelente em outro.
12-Exerça seu
comando com serenidade. Não o faça sob ‘pressão’ ou constantes ameaças. Não
menospreze ou ofenda um funcionário. Valorize-o e ele será leal; enalteça-o e
ele será seu aliado.
Inácio Dantas
(do livro ®
“Dicas para um bom relacionamento no trabalho”)
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