A nova era das redes sociais e das
comunicações:
1.Comunicação: boas palavras fazem
a diferença.
Uma piada de mau gosto, um gesto insociável, uma frase mal formulada,
podem ferir suscetibilidades e despertar reações de desaprovo. É reativo,
instantâneo. A mente age negativamente quando o olhar vê o reprovável ou a
audição capta frases indesejadas. Às vezes fazemos o impensado, ou o que dizemos, no trajeto da boca aos ouvidos
alheios, toma um caminho no ar e acaba surtindo efeito diferente do desejado...
Você, no entanto, ao se expressar está imbuído de bons propósitos, de
querer ser receptivo, agradável, brincalhão. Para o outro, ao contrário, sua
fala e movimentos não passam de ironia, e daí aflorar respostas abruptas é um
passo.
Cuidado. Ao perceber um ato-falho, desculpe-se. Cesse de imediato o mal
entendido. Explique-se, corrija-se e não deixe alongar-se o assunto. Faça-o
compreender que foi uma questão de semântica, e não foi bem o que você disse o
que ele ouviu...
A comunicação é a base das boas relações interpovos. Não há entendimento
coeso quando a mensagem é falsa, dúbia, incerta, ininteligível. Há que ter o
rótulo da unidade, da verdade, da clareza. Por isso, concatene as ideias: pense
antes de agir ou falar e não aja nem fale antes de pensar. Evite palavras
chulas quando o assunto é vital e não fale rebuscado em momentos de
descontração.
Seja através da voz, da expressão corporal ou da cinestesia, bem se
comunicar tem como efeito o entendimento, a equanimidade de ideias, a união de
pessoas heterogêneas, e, enfim, a construção de projetos e a edificação do
sucesso.
Ao falar, com a boca ou o corpo, comunique-se
em alto nível, não o faça jogando palavras desconexas, qual folhas secas ao
vento que se perdem sem rumo... Fale firme, com conteúdo, princípio, meio, fim.
Ao comunicar-se, faça das palavras ouro na sua boca quando fala e pérolas nos
ouvidos de quem o ouve!
2.Internet: use-a para investir no
seu sucesso!
Com a expansão dos meios digitais, os relacionamentos interpessoais e
interempresariais evoluíram, se modernizaram e se globalizaram. Sobretudo no
âmbito das vendas e serviços. O que era há quinze, vinte anos atrás, caiu em
desuso ou foi readequado e aperfeiçoado. Como exemplo dessa “readequação” há o
“Jornal do Brasil” (JB) que deixou de ser publicado em papel para ser publicado
e “entregue” digitalmente na tela do computador. Vários outros jornais e
revistas, no Brasil e no mundo, também passaram a disponibilizar aos leitores,
além da forma impressa a forma digital, numa dupla oferta de seus
produtos/serviços. É a Internet mudando paradigmas. Dinâmica, ágil, barata e no planeta.
Com isso, em termos digitais, um novo canal foi aberto nas atividades e-commerce. Com o barateamento dos
computadores/banda-larga, as vendas eletrônicas avançam e tomam espaços
significativos. As negociações, através dos sites pontocom, crescem em progressão geométrica, numa combinação baixo custo & altas vendas.
Todavia, para que essa engenhosidade eletrônica funcione a seu favor, é
imprescindível focar criteriosamente o perfil do elemento humano que fará parte
da sua equipe. Exigir competência, disciplina, técnica, fidelidade,
comprometimento é, com essas qualificações, estruturar uma equipe pronta para
criar e inovar, realizar sólidos negócios e ouvir o tilintar da caixa
registradora!
Aproveite a Internet, ela está “no
ar” de domingo a domingo, ininterruptamente, e não tem botão “desliga’. O
sucesso individual, ou de uma equipe, pode ter seu nascedouro na rede “www”.
Olhe com olhar arguto esse nicho que cresce dia a dia. E não desperdice
navegações fora do radar dos negócios, pois além de perder tempo você se afasta
irreversivelmente da liderança do sucesso.
Inácio Dantas
Do livro “Você, líder do seu
sucesso!”
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