domingo, 14 de outubro de 2018

A nova era das redes sociais e das comunicações:

A nova era das redes sociais e das comunicações:

1.Comunicação: boas palavras fazem a diferença.

Uma piada de mau gosto, um gesto insociável, uma frase mal formulada, podem ferir suscetibilidades e despertar reações de desaprovo. É reativo, instantâneo. A mente age negativamente quando o olhar vê o reprovável ou a audição capta frases indesejadas. Às vezes fazemos o impensado, ou o que dizemos, no trajeto da boca aos ouvidos alheios, toma um caminho no ar e acaba surtindo efeito diferente do desejado...
Você, no entanto, ao se expressar está imbuído de bons propósitos, de querer ser receptivo, agradável, brincalhão. Para o outro, ao contrário, sua fala e movimentos não passam de ironia, e daí aflorar respostas abruptas é um passo.
Cuidado. Ao perceber um ato-falho, desculpe-se. Cesse de imediato o mal entendido. Explique-se, corrija-se e não deixe alongar-se o assunto. Faça-o compreender que foi uma questão de semântica, e não foi bem o que você disse o que ele ouviu...
A comunicação é a base das boas relações interpovos. Não há entendimento coeso quando a mensagem é falsa, dúbia, incerta, ininteligível. Há que ter o rótulo da unidade, da verdade, da clareza. Por isso, concatene as ideias: pense antes de agir ou falar e não aja nem fale antes de pensar. Evite palavras chulas quando o assunto é vital e não fale rebuscado em momentos de descontração.
Seja através da voz, da expressão corporal ou da cinestesia, bem se comunicar tem como efeito o entendimento, a equanimidade de ideias, a união de pessoas heterogêneas, e, enfim, a construção de projetos e a edificação do sucesso.

Ao falar, com a boca ou o corpo, comunique-se em alto nível, não o faça jogando palavras desconexas, qual folhas secas ao vento que se perdem sem rumo... Fale firme, com conteúdo, princípio, meio, fim. Ao comunicar-se, faça das palavras ouro na sua boca quando fala e pérolas nos ouvidos de quem o ouve!


2.Internet: use-a para investir no seu sucesso!

Com a expansão dos meios digitais, os relacionamentos interpessoais e interempresariais evoluíram, se modernizaram e se globalizaram. Sobretudo no âmbito das vendas e serviços. O que era há quinze, vinte anos atrás, caiu em desuso ou foi readequado e aperfeiçoado. Como exemplo dessa “readequação” há o “Jornal do Brasil” (JB) que deixou de ser publicado em papel para ser publicado e “entregue” digitalmente na tela do computador. Vários outros jornais e revistas, no Brasil e no mundo, também passaram a disponibilizar aos leitores, além da forma impressa a forma digital, numa dupla oferta de seus produtos/serviços. É a Internet mudando paradigmas. Dinâmica, ágil, barata e  no planeta.
Com isso, em termos digitais, um novo canal foi aberto nas atividades e-commerce. Com o barateamento dos computadores/banda-larga, as vendas eletrônicas avançam e tomam espaços significativos. As negociações, através dos sites pontocom, crescem em progressão geométrica, numa combinação baixo custo & altas vendas.
Todavia, para que essa engenhosidade eletrônica funcione a seu favor, é imprescindível focar criteriosamente o perfil do elemento humano que fará parte da sua equipe. Exigir competência, disciplina, técnica, fidelidade, comprometimento é, com essas qualificações, estruturar uma equipe pronta para criar e inovar, realizar sólidos negócios e ouvir o tilintar da caixa registradora!

Aproveite a Internet, ela está “no ar” de domingo a domingo, ininterruptamente, e não tem botão “desliga’. O sucesso individual, ou de uma equipe, pode ter seu nascedouro na rede “www”. Olhe com olhar arguto esse nicho que cresce dia a dia. E não desperdice navegações fora do radar dos negócios, pois além de perder tempo você se afasta irreversivelmente da liderança do sucesso.

Inácio Dantas
Do livro “Você, líder do seu sucesso!”

Nenhum comentário: