sábado, 3 de abril de 2021

Derrota de hoje, alavanca impulsionadora para um amanhã de vitórias!


Derrota de hoje, alavanca impulsionadora para um amanhã de vitórias!

Vivemos um momento de grandes adversidades, enfrentamentos complexos, onde temos de ser ágeis e abnegados para superar os problemas e alcançar vitórias. Mas, as derrotas podem surgir, pois faz “parte do jogo”, então o que fazer? Persistir. Recrudescer as forças e ir em frente é preciso. Lutar sempre. Desistir? Jamais!

Derrota é contingência de uma disputa. Ninguém chega ao estrelato sem antes passar sufoco e flertar com ela. Seja uma simples competição ou um complexo jogo no mundo business, vencer ou não são alternativas de quem compete. Para tal, há que ser “o mais hábil”, o “mais capaz”, o “mais forte” e estar atilado, tanto para o laurel quanto para a derrota. Logo, descarte autoimputar-se inábil, incapaz ou fraco. Por certo você é um player que tem cabedal para vencer, além de esforço titânico. Porém, se a vitória não vem, assimile o baque e reapronte-se para nova disputa.

Muitas vezes a derrota nos ensina e cria em nós uma segunda pele, nos blinda e nos recrudesce a coragem para embates futuros. Ao sabermos onde erramos ou fraquejamos, em novas investidas nos corrigimos e nos qualificamos para vencer.

Somente quem não compete desconhece a possibilidade da derrota. Ou acaso há algum competidor onipotente, que vence sempre? Todos esses estão suscetíveis às lágrimas do revés. Grandes vencedores - esportistas, artistas, empresários ou mesmo pessoas comuns -, já assistiram, da arquibancada, adversários com o sorriso largo de vencedor.

Extraia lições das derrotas e aprenda com elas. Em geral, são os remédios amargos que produzem excelentes efeitos. Não caia na eterna lamentação de que “poderia ter feito melhor”, “que faltou sorte” etc. Agite o espírito empreendedor, pense progressivamente, pegue firme nas rédeas da disputa e impulsione-se para vitórias maiúsculas!

Se você acha que lutou, e nada mudou, em verdade não foi luta, mas um breve espasmo de desprendimento de forças. A luta, dedicada e aguerrida, provoca mutações nas coisas e nos cenários à volta. Quando isso muda é porque você mudou e as fez mudar. Pense nisso!

Prof. Inácio Dantas

Nenhum comentário: