terça-feira, 11 de março de 2008

Sinergia no trabalho: equipe eficiente, proativa, alta produtividade.



    Bom relacionamento no trabalho é um impulsor do sucesso, da empresa e pessoal.


   1-Se você sabe, não se prive de ensinar quem não aprendeu. O ensino é como o sol criando um novo dia: A mente clareia para quem ensina e ilumina-se para quem aprende!

   2-Se há um trabalho, complexo, que as pessoas demoram três horas para fazer, opte, antes de iniciar, perder duas horas lendo os manuais.

   3-Mentalizar a criação de pequenas idéias é como garimpar ouro numa mina: de repente pode-se encontrar um grande filão!

   4-Ao realizar uma tarefa inicie pela parte mais fácil e diminua o risco de cometer erro, pois é mais difícil errar o fácil do que acertar o difícil...

   5-Diante de um trabalho de alto custo do material, é prudente fazer antes uma simulação, um molde, ou simplesmente um rascunho. Com essa providência você dirimirá dúvidas e evitará uma série de erros.

   6-Ninguém é dono da razão. Se você deu uma ordem errada, retroceda e desculpe-se. Jamais responsabilize o executor. Tenha humildade para reconhecer que errou e assumir o erro.

   7-Relacione-se bem com os superiores, sem se esquecer dos subalternos. Tenha a ‘porta aberta’ para a diretoria e a produção, mantendo um relacionamento desenvolto e cordial. Se você comanda, é o elo de ligação para as ordens chegarem da nascente ao destino com clareza e fluidez.

   8-Se você conquistou um bom trabalho, um lar, uma boa família, mantenha suas conquistas. Ande no caminho do bem e da integridade. Se optar por ‘atalhos’, meça bem o que vai ganhar e perder. Tenha como alerta que, tão difícil quanto conquistar é manter o que conquistou!

   9-Quando você recebe uma ordem de trabalho, esclareça todos os parâmetros antes de iniciá-la. Se houver mais de uma forma de executá-la, opte pela mais prática. Demonstrar sabedoria no que faz é ganhar prestígio dos superiores.

   10-Para ser feliz ninguém precisa ter tudo, e, sim, ter tudo que precisa!

   11-Não cobice. Batalhe e conquiste. Deus fez os homens com dois braços e duas pernas para todos competirem em condições de igualdade.

   12-Se amanhã você quiser ser um grande profissional, comece hoje sendo um grande aprendiz.

   13-Ao dar um serviço para ser feito, explique-o como fazê-lo. Jamais ‘jogue-o’ nas mãos do executor, deixando à própria sorte, pois além do risco de boicote o serviço poderá ser feito errado.

   14-Concentre sua atenção ao fazer tarefas importantes. Quando você faz bem feito, ninguém se lembra; quando mal feito alguns se lembram, mas quando você erra ninguém esquece!

   15-Se você passa a vida sonhando em conquistar e não move uma palha do lugar, vai viver como um ótimo sonhador e um péssimo conquistador.

   16-Não fique sentado na sua cadeira, inerte, vendo sua equipe agir com indisciplina. Erga-se. Atue. Comandante que não tem comando acaba sendo comandado!

   17-Pense progressivamente. Avalie os resultados do passado. Os ruins despreze-os e os bons tenha-os como referência para aprimorar-se. Melhore seu trabalho e por conseqüência melhore seus rendimentos.

   18-Se você percebe que lhe deram uma ordem errada, chame quem lha deu e relate o erro. Com isso você estará economizando energia, material, e seu trabalho não será perdido. São atitudes assim que aumentam a produção e fortalecem sua posição na empresa.

   19-Se as pessoas descrerem do seu potencial, não se abata nem aceite resignado. Reaja. ‘Mãos na massa’. Surpreenda. Seja daqueles que, quanto menos esperam, mais você produz!

   20-Se você vai realizar uma tarefa e tem dúvida, questione sua dúvida com quem sabe. É preferível a humildade de perguntar e fazer certo, do que ser auto-confiante e fazer errado.

   21-Controle seus impulsos, mantenha-se sereno, em bom astral. Querer brigar com o mundo diante dos probleminhas, o que fazer diante dos problemões?

   22-Jamais determine a alguém uma tarefa maior que as suas forças, nem imponha um tempo menor que o normal para executá-la, pois o resultado final poderá ser infrutífero.

   23-Acredite que os mais distantes sonhos são possíveis e que você está trilhando o caminho certo para realizá-los. Associe-se a essa idéia e comece, já, a manobrar as coisas e o mundo conspirará a seu favor!

   24-O perfil do candidato a líder é de alguém que busca alcançar o inalcançável e transformar sonhos em realidade. Esses objetivos são a semente que faz brotar a frondosa árvore da vitória!

   25-Evite a indolência física e mental. Esse é o seu momento de caminhar para a frente, de progredir. Portanto siga, não se atrase perdendo tempo com futilidades.

   26-Esteja sempre com a mente ligada, sintonizada para captar o conhecimento. Não ouse achar que ‘sabe muito’ e que já aprendeu tudo. Nesta vida, embora tudo possa ser aprendido, ninguém aprende tudo!

   27-Não fique imóvel olhando o sol e a lua seguirem seu curso. Estagnado, seus pés vão criar raízes. Mentalize que uma longa caminhada se faz dando o primeiro passo!

   28-Não perca seu tempo desprendendo forças em tarefas improdutivas, nem se atenha a gerenciar idéias sem valor. Ponha sua ‘massa cinzenta’ para laborar e prover o seu corpo, enriquecer sua vida e se auto-realizar.

   29-Crie rotinas para o fluxo dos seus trabalhos. Com isso você perceberá ‘gargalos’, evitará a repetição de operações e economizará tempo e insumos. E, recorde-se da teoria da ‘economia de escala’: Produzir mais, em menos tempo, com o menor custo possível.

   30-Para você ter sua equipe de trabalho ‘na mão’, deve evitar nervosismo ou perturbação na hora de tratar qualquer assunto. Entenda que seus comandados estão esperando uma ordem coesa para executar um trabalho e com isso aprender com você.

   31-Não revele desânimo ou mau humor para não permitir comentários impróprios. Entenda que você, como líder, é referência para seus funcionários. Seus bons, e até seus maus exemplos, poderão ser copiados por eles; por isso cuide-se para ser um bom referencial!

   32-Tenha brandura no seu jeito de comandar. Usar ‘por favor’, ‘obrigado’, ‘está perdoado’, reforçam ainda mais sua liderança. O poder que temos é melhor usado quando perdoamos, e não quando condenamos.

   33-Ao orientar alguém para realizar uma tarefa, procure falar ‘olhos nos olhos’. Não fale olhando para o céu, para os lados, para o chão, displicentemente, pois sua orientação poderá não ser compreendida.

   34-Jamais humilhe ou deprecie um membro da sua equipe perante os demais. Você pode demonstrar força e poder, mas aos olhos deles será visto com menosprezo.

   35-Se você orientou errado reconheça o erro e assuma o prejuízo. Com esse gesto você será enaltecido como alguém íntegro e de palavra.

   36-Faça reuniões com os membros da sua equipe e ouça deles opiniões de como melhorar os trabalhos. Funcionário motivado é sinônimo de menor desperdício e maior produção.

   Inácio Dantas

   Temas relacionados (Reflexões de trabalho):

   Temas afins (Reflexões sobre amor ):

Nenhum comentário: