domingo, 27 de janeiro de 2013

Cultura, Inteligência: Sonhos plenamente factíveis.



     1.Cultura: ligação direta entre o sonho e o sucesso.

     O homem sem cultura é um homem nu que vive a se esconder, temendo ter o seu saber confrontado, sua moral diminuída.
     O inculto tem uma roupagem interior frágil, esmaecida por sua própria palidez intelectual. O culto, contrariamente, é iluminado, garboso, pois detém a riqueza do saber, imensurável.
     Cultura é o alimento de cada dia. É o maná da alma e da mente. Aquele que a despreza vive em fome perene. A cultura nutre o corpo, fortalece os neurônios, engrandece o ser. E quem estiver bem alimentado está apto a participar dos grandes embates, rumo aos grandes sonhos.
     Se você pensa em sair por aí, disputando espaço, e que vai vencer só porque você é você, saiba que sem estar nos trilhos da cultura vai patinar e perder o trem das oportunidades.
     E atenção. Não espere que, sem esforço, as informações entrem no seu crânio como o ar nos pulmões. Você deve buscá-las, assiduamente. Todo dia se aprende, e todo dia há o que ser aprendido. A cultura está a luzir em todos os cantos, como o sol no firmamento.
     Ter cultura é vestir-se em trajes de gala, ter eloquência, ser visto, ouvido, cultuado. E mais: é pavimentar o acesso à porteira dos sonhos, abri-la, e ver à frente o sucesso num quadro espetacular!

     Internet, rádio, TV, jornais, revistas... Opções valiosas, disponíveis em “tempo real”, a disponibilizar cultura em alto nível e baixo custo.

>> 

     2.Sabedoria: sonho que habita a cabeça de todo homem.

     Quando o assunto é vital, o homem sábio perscruta, não só sua consciência, mas também seu coração antes de falar e agir. Suas palavras e ações são corroboradas por atitudes probas, equilibradas, tendo por respaldo a lei e a ordem.
     Mesmo quando ele julga sob intensa emoção, pondera, medita e seu veredicto é justo, coeso e dentro da razão. O sábio vale-se do seu saber e discernimento para unir dissidentes, acalmar exaltados, apascentar conflitos. Tem seu acervo do saber cultivado nos ensinamentos dos mestres, nos umbrais da vida, e aperfeiçoado nos preceitos de Deus.
     E o que é a sabedoria?
     É uma grande soma de conhecimentos e experiências adquiridas na vida; erudição, juízo, bom senso, razão.
     A sabedoria é, ela própria, uma riqueza incalculável, maior do que aquela que se pode conquistar com ela. Por isso é tão almejada, disputada, um sonho de dez entre dez pessoas.
    Tenha você também, dentro de si, o sonho da sabedoria!
    É fácil adquiri-la. Está em todos os livros, salas de aulas, seio dos lares. Quem acumular dotes de sabedoria terá, não só seu sonho realizado, mas também poderá realizar o sonho da humanidade!

     Atenção: não gaste tempo com tolices poderá faltar ao precisar usá-lo em coisas inteligentes!

     Inácio Dantas
     Do livro “Você, o construtor dos seus sonhos”
     Editora Vozes – www.vozes.com.br

domingo, 20 de janeiro de 2013

Paciência, otimismo: Mãe, quanta lição a ensinar aos filhos – e ao mundo!



Paciência, otimismo: Mãe, quanta lição a ensinar aos filhos – e ao mundo!

1.Paciência: o tempo, de uma mãe para o filho, é uma eternidade.

Os ponteiros do relógio de uma mãe zelosa giram num ritmo diferente dos seres comuns; é um ritmo cadenciado, nas pulsações suaves do seu coração. A pressa de uma mãe, ao cuidar do seu filhinho, é o exato tempo de vê-lo bem amamentado, bem cuidado, tranquilo e repouso angelical. Tudo isso feito com desvelo, carinho, afeição, um sentimento prazeroso que se repete várias vezes ao dia, incansavelmente.
Mãe é assim, se orienta pelo relógio biológico da sua alma. Seus instintos, qual um radar ultrassensorial, capta as vibrações à volta, notadamente dos filhos que dela clamam atenção e cuidados. E aí, com estratégias divinais, ela prontamente entra em ação.
Paciência de mãe é ilimitada – forma, largueza, profundidade... É imensurável, inquantificável, com uma energia tal que lhe permite manter-se desperta enquanto o mundo repousa adormecido.
Mãe orienta, acalma, ouve reclamos, faz as tarefas do lar e, pacientemente, distribui sorrisos, afeto e bom astral quando tudo à volta é pressa e agitação.
Como entender o estado alfa da paciência de mãe?
Homem algum é capaz de entender de onde provém a leveza e a medida da paciência materna. E, você, não tente encontrar o moinho de vento que produz a energia que abastece os reatores da paciência de mãe. Ele existe, sim, mas é obra de Deus, e, por certo, está oculto nos céus, movido pela vibração sempiterna das estrelas.

>> 

2.Otimismo: a lição de vida mais fantástica que uma mãe pode dar ao filho.

O mundo é igual para todos, mas cada um vê pela lente do estado de espírito que brilha dentro de si. E esse brilho que se projeta retina a fora, captando os cenários, cores, belezas, sorrisos, alegrias, é projetado pelos raios límpidos do otimismo. Os códigos e símbolos do mundo, complexos e laboriosos, são mais facilmente decodificados pelo idioma do otimismo, permitindo-nos alçar estágios de excelência, seja humano, material ou sublimável.
Pensar em fracasso, derrota ou coisas do tipo ´isso é difícil, vou desistir´..., ou ainda, permitir o comodismo, a mesmice, o ´deixe estar para ver como é que fica...´ são exemplos negativos que devem ser retirados da cabeça dos filhos. Eles não podem crescer com o fardo do pessimismo atrelado às costas. O peso os fará avançar um e a regredir dois passos, tornando sua caminhada para o primeiro-posto lenta e atrasada.
Mãe é a mestra dessa preciosa lição de casa. Na vanguarda da formação dos filhos, deve sempre regar a sementinha do otimismo para ela crescer frutífera e florida, afinal nós somos o que pensamos, e os pensamentos devem estar atilados, enobrecidos, raízes fortalecidas pelas lições de otimização.
Aos olhos do otimista as dificuldades são pequenos obstáculos e os obstáculos simples empecilhos que ele retira e segue, evoluindo profissional e socialmente do bom para o melhor e do melhor para o excelente!

Inácio Dantas
Do livro Ebook “Lições de Mãe”

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Ano novo. Hora de estudos, novos e bons relacionamentos.



     1.Educação: um oceano de bons relacionamentos.

     Como filosofia de vida, e principalmente para enlaçar o sentimento de amizade no seu ambiente de trabalho, onde todos os dias você convive com colegas, superiores e subalternos, a educação deve ser o fio condutor das inter-relações.
     É saudável, e faz parte do bom convívio, dar exemplos de amistosidade e cidadania para também recebê-los: Exemplos:
     -Se quer um ambiente de paz, recolha as armas e hasteie a bandeira da tolerância e da compreensão:
     -Se quer a boca dos outros educada comece educando a sua;
     -se quer que sorriam para você, sorria para os outros;
     -se quer u´a mão para erguê-lo ao cair, estenda a mão e erga alguém caído;
     -se quer que o tratem com cordialidade e respeito, seja cordial e respeitoso;
     -se pretende ajuda ao necessitar, não negue ajuda ao necessitado.
      É fato que em qualquer relacionamento humano ser educado é uma prática basilar que norteia as ações, permitindo o bom trato social, a afetuosidade, o amplo e fácil entendimento.
     Se, com pequenas gotas da chuva se forma o oceano, com pequenas gotas de educação se forma o oceano dos bons relacionamentos.

>> 

  2. Sabedoria: ilumine-se com essa luz. Seus dias serão um melhor que o outro!

     Abra as portas e janelas da percepção, faça entrar o sol do entendimento. A mente é uma casa que, fechada, vive inapta, às escuras. A sabedoria é luminosidade que dissipa as trevas da inaptidão. E há algo melhor que banhar-se na luz da sabedoria?
    Busque o saber. Faça um “up grade” mental. Expanda a mente, amplie a cultura, o conhecimento, o novo-saber. Leia, estude, informe-se, aprenda, modernize-se. As coisas à volta estão a acontecer e os cenários do mundo a modificar-se. Retire as travas da visão e vislumbre essa evolução silenciosa. Pense que o desatualizado e o obsoleto não têm mais lugar nas empresas – hoje vive-se uma economia globalizada. E mais. Não se preocupe se avançou na idade, pois há espaço para todos. Vivemos uma nova era; a era da vanguarda, do pluralismo tecnológico, do avanço e inovação da ciência.
   Você está convidado, pois faz parte do contexto. Aceite e engaje-se nessa proposta de um novo milênio que promete ganhos fantásticos àquele que tiver ideias fantásticas.
     Cada dia que passa o tempo à frente fica menor. Não existe hora de setenta minutos, dia de vinte e cinco horas, ano de trezentos e setenta dias... Portanto, ajuste sua vida com o cronômetro do tempo e aproveite.
     A prosperidade o espera. Busque a sabedoria. Ela é como a lenha na lareira: esquenta o corpo, aquece o espírito e mantém o pensamento desperto para as reflexões de uma vida melhor!

     Inácio Dantas
     Do livro digital (Ebook) “Semeando dias felizes”