domingo, 1 de novembro de 2020

Dia 05 de Novembro, dia da “Língua Portuguesa” - Educação: em mãos, a chave do sucesso.


Dia 05 de Novembro, dia da “Língua Portuguesa” - Educação: em mãos, a chave do sucesso.

A Língua Portuguesa, a “Flor do Lácio”, é nossa forma de se comunicar, educar e ser educado. Quando há domínio da língua, a comunicação flui com naturalidade, fácil e de imediata compreensão. Portanto, priorize na sua vida a Língua Portuguesa, e com ela a Educação. Afinal,  educação[1] é premissa basilar na vida do homem, uma escada que, passo a passo e degrau a degrau, subimos em direção ao sucesso!

Má comunicação - Mau profissional atrai mau profissional. Podemos ver esse fato acontecer todos os dias à nossa volta. Explica-se: o bom profissional não quer fazer parceria com quem vai desvalorizar seu trabalho e denegrir sua imagem. Logo, quem se aproxima do mau profissional, e faz parceria, é alguém não recomendável... As empresas, por sua vez, ao primeiro sinal de ter em seus quadros um funcionário desse naipe afastam-no de imediato.

O profissional que não mede suas ações, reações e comportamento perde a razão, o respeito, torna-se imponderado e ríspido. As pessoas no entorno se afastam e o convívio fica insuportável. E isso serve de alerta para que você no seu dia a dia jamais perca a verve da educação, mesmo sob pressão e diante de adversidades. Lembre-se, ao partir para atos de deseducação todos se afastarão e o deixarão só. Por outro lado, intramuros da corporação a “falta de educação”, ou comportamento que possa melindrar sua “Missão, Visão e Valores”, conceitos inalienáveis, mesmo que tenha uma “posição chave” logo é chamado para explicar-se aos superiores – e corrigir-se.

Boa comunicação - Bom profissional atrai bom profissional. Fatores como educação e cultura podem influenciar positivamente na contratação de um funcionário ou na concretização de um negócio. Na área corporativa, um bom profissional tem sempre, à sua volta, outros bons profissionais para compartilhar dificuldades e estudar soluções. Isso é um indutor de produção e ampliação de conhecimento.

Educação é o item primeiro no currículo do profissional que garimpa vitórias. É o que vai referendar os demais itens. Nas tratativas humanas, de qualquer nível cultural, a educação irradia um poder que supera as diferenças entre as classes sociais. O que não se consegue com a imposição consegue-se com a palavra bem articulada. A educação deve estar nos gestos, na expressão corporal, nas palavras, pois transmite tranquilidade e torna as inter-relações dóceis e cordiais.

Se você faz parte de equipes, entenda que é desnecessário usar o tacão físico ou verbal para ser ouvido e respeitado. Ao mostrar às pessoas a importância das suas orientações, e do serviço a ser feito, elas o ouvirão atentamente. Portanto, fale de forma natural, ressaltando o “como fazer” e o valor de um serviço bem feito. Usar formas educadas de se relacionar é ser acatado, não deixar dúvidas, ressalvas ou questionamentos. Some-se a isso que, além de tornar harmonioso o ambiente, há um reflexo positivo por toda a empresa, expressando números importantes no balanço final.

Portanto: Fale bem, ouça bem, bem compreenda e bem faça-se compreender. A Língua Portuguesa está acessível a todos que pretendem fazer a palavra ter poder!

Inácio Dantas

Do livro “Lições para o Autoaperfeiçoamento Profissional”

www.agbook.com.br



[1]“Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido”. (Sir Arthur Lewis)

Nenhum comentário: