domingo, 26 de fevereiro de 2012

Com amor e autoconfiança, deguste o prazer de dias felizes!



     1.Dê mais amor para si mesmo. Antes de pensar nos outros, que tal primeiro pensar em si mesmo?

     Você é a pessoa mais importante que conhece! Pode parecer uma afirmação tola, mas quantas vezes damos importância aos outros e esquecemos de nós mesmos?
     Então pare, deixe de lado por um momento a pressa, a correria louca, os atropelos sem fim. Pense primeiro no seu bem estar, em crescer e se desenvolver intelectual e profissionalmente para, construída e assentada sua base estrutural, poder pensar naqueles que dependem de você.
     Jamais se esqueça que é o gestor de si próprio. Então, cuide-se, dê-se atenção, ame-se. Trate de si, pois a vida que pulsa dentro do seu corpo é sua.
     Não queira consertar o mundo em um único ato. Deus demorou seis dias para fazê-lo. Faça as coisas dentro dum tempo plausível e no limite das suas forças. Assoberbar-se é, ao final, afadigar-se e adoecer. Você é uma máquina biológica, suscetível ao cansaço e exaustão.
     Para estar bem para servir o próximo é importante, antes, estar bem para servir-se. Se fraquejar o que será daqueles que dependem de você?
     Não viva na correria, pensando e fazendo acontecer mil coisas, sendo reverenciado por cuidar dos outros, mas esquecido que tem alguém mais importante para cuidar, você.
    É imperioso estar, hoje e sempre, forte, em equilíbrio por dentro e por fora. Como? A boa medicina é uma terapia que lhe revigora a matéria, e a Bíblia um santuário que lhe revigora o espírito!

>> 

     2.Autoconfiança, preparo e mãos à obra: segredo para modificar sua vida para melhor.

     Não pense “e se eu fizer tudo errado?”, ou então, “e se eu falar e ninguém me entender?”. Para que fazer da mente um repositório de baixo astral e ideias negativas?
     Livre-se dessas palavras. Espane esses pensamentos da cabeça como um pó sobre os móveis - a limpeza mental permite enxergar mais longe e com mais nitidez. Diminua a insegurança, desbloqueie o raciocínio, libere o potencial. Potencialize a autoconfiança. Olhe diretamente nos olhos das pessoas, fale com boa entonação, exponha seu ponto de vista sem achar-se inferior. Entretanto, se não se sentir preparado avalie seus pontos fracos e fortaleça-os com o aprimoramento. Não deixe que o receio ou a insegurança o conduza a reflexões enganosas. Alguns exemplos para preparar-se:
     -Se as coisas lhe dão errado, busque orientações de alguém mais experiente e aprimore-se para não mais errar;
     -Se não souber falar em público, busque mestres em dialética e eduque seu raciocínio e voz;
     -Concentre-se e busque um insight inovador que possa dar um “up” nos seus negócios;
     -Troque o tempo de ociosidade em frente à TV pela leitura; as longas baladas pelo interesse em aprender o desconhecido.
    Preparado, você se sentirá autoconfiante e estará capacitado para circular por todos os corredores e estágios da sociedade, sendo bem aceito, enaltecido e valorizado.

     Inácio Dantas
     Texto do livro (Ebook): “Semeando dias felizes!” (www.amazon.com)

     Temas relacionados (Dia feliz: hoje, amanhã e sempre)
  
     Temas complementares (Resolvendo Contingências):

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Contingências: resolvendo-as hora exata.



     Resolver contingências é usar a expertise no lugar da impulsividade, a lógica no lugar da intuição, a coragem no lugar do medo. Reflita que na calmaria qualquer um conduz as velas; nas tormentas somente o bom velejador!

     Contingência: evento que pode ou não suceder ou existir; duvidoso, incerto.
   Hipoteticamente, imagine que você está dirigindo um caminhão com mercadorias da sua empresa numa avenida do centro de São Paulo, na hora do rush, trânsito engarrafado... Ao trafegar por uma avenida de mão única, de repente vê-se quase debaixo de um viaduto. Pela placa de limite de altura, a carroceria-baú do caminhão não passa embaixo do viaduto. Você desce, avalia a possibilidade de passar e constata que por um único centímetro não será possível. E, pior, não pode retornar, pois além do tráfego intenso é contra-mão... Nesse estágio você ouve carros buzinando e xingamentos dos motoristas. Como, então, administrar essa contingência?
     Avaliar a situação & decidir
     O primeiro passo é avaliar o ocorrido, com tranquilidade, cabeça no lugar, de forma racional. Não adianta acelerar e tentar passar na marra. O baú do caminhão poderá ficar entalado sob o concreto do viaduto. Ações desse tipo, irrefletidas, criam mais problemas que soluções.
     A falta do conhecimento do trânsito local - talvez você devesse ter consultado um guia de ruas -, e das limitações de altura do viaduto não foram previstas, e também você não podia prever, pois em razão do trânsito conturbado acabou por fazer uma rota alternativa. É aí, então, que entra o raciocínio periférico: estudar quais as opções à mão para resolver o problema rapidamente e de forma eficiente.
     Numa primeira opção você pega o celular para ligar para a logística e pedir peruas vans. Entende que transpor a carga para carros menores pode passar facilmente sob o viaduto e assim completar o trajeto, pois as mercadorias são perecíveis e está muito calor. Porém, o celular está “sem sinal”... Numa segunda opção decide esperar algum policial de trânsito chegar e ajudá-lo a dar marcha à ré no caminhão ou quem sabe escoltá-lo para sair do local. Porém, essa última opção pode demorar e as mercadorias se deteriorarem...
     Esse exemplo prosaico se encaixa bem num tipo de decisão rápida a ser tomada dentro de uma empresa, onde produção, custos, despesas, empregados e clientes e prazos estão envolvidos e seu dedo indicador pode apontar soluções brilhantes para contingências.
     No caso do caminhão, há uma opção que você não pensou, um recurso banal, rápido e fácil de executar para sanar o problema. Senão vejamos:
     O baú do caminhão não passa sob o viaduto por um centímetro. Logo, se você murchar os quatro pneus um centímetro e meio cada o caminhão fica mais baixo o suficiente para você passar tranquilamente e num posto de combustível próximo recalibrar os pneus e prosseguir viagem. Esse procedimento não precisaria de nenhum ajuda externa, e não demoraria mais que dois minutos.
     Esse tipo de solução num momento de sufoco, uma estratégia simples, mostra por que um profissional estrategista, que contorna as contingências com habilidade e sabedoria, destaca-se e impacta na função e é supervalorizado na empresa.

     Inácio Dantas
     Texto do livro e-book (epub):
     Lições para o autoaperfeiçoamento profissional ®

     Temas adicionais (Doze sugestões para bem liderar):

     Temas relacionados (Opiniões sobre seus negócios):

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Duas lições de vida, luta e sucesso.



    1.Você é um guerreiro. E todo guerreiro deve estar pronto para batalhas e vitórias!

     Numa analogia simples, podemos dizer que a vida é uma batalha e o mundo o campo de ação. Batalha pela subsistência, pelo salário digno, para construir sonhos, realizar desejos, satisfazer necessidades. Não há nada de errado quando a batalha é lícita, dentro dos dogmas Cristãos e das normas socialmente aceitas. Todos nós vivemos essa luta. Muitos são os derrotados, muitos os vencedores. É práxis no mundo atual empreender uma batalha pessoal, colecionar vitórias, destacar-se e ter uma vida plural de bens e prazeres.
     Por outro lado, é inerente a todo guerreiro o bom preparo. Físico, mental, espiritual. Armas excelentes para obter êxitos nas competições nesse mundo globalizado são: estudo, treino, especialização, exercícios e aplicação constante.
    Todo guerreiro entra numa luta para vencer. A palavra “derrota” não faz parte dos seus manuais. Para enfrentar as adversidades, além das táticas pré-estabelecidas, ele tem sempre um plano “b” guardado na manga. Evita surpresas de última hora e procura se antecipar às que o “inimigo” impõe. Entenda-se: desafios, projetos, concorrências, implementação de novos métodos no mundo business...
   Guerreiro, igual a você, jamais esmorece quando o embate é duro ou prolongado. Redireciona o foco, mira o cerne do objetivo, aumenta a dose de “preparação” e recomeça. Agora mais forte, disposto, confiante e pronto para erguer a taça!

>>

     2.Escreva sua história, uma epopeia vitoriosa!

   Encontrar o caminho exato para chegar ao caixa-forte do sucesso é um desafio que enfrentamos desde sempre. É uma busca insana, feita muitas vezes sem mapa, guia, GPS... São passos e caminhadas árduas atrás de um sonho, uma utopia, o inescrutável...
   Não passa um segundo em nossa vida sem que nossos pensamentos não estejam direcionados a, no final, obter como prêmio o êxito. E assim deve ser, pois as grandes vitórias resultam de grandes lutas. Constantes e incansáveis.
     Todavia, para escrever histórias gloriosas é impreterível que as vitórias sejam resultado de lutas travadas no ringue das boas ações e dos bons procedimentos. Boas histórias são feitas em capítulos, com as tintas da conduta honesta e  respeito aos oponentes. Lembre-se, o que vale para os outros, vale para si.
     Prepare-se, então, para vitórias maiúsculas, que mudem o curso da sua vida e o estabilize financeiramente. E não só isso. Que dentro da sua história esteja sua evolução moral, intelectual, profissional, patrimonial e você sendo admirado e exaltado por todos.
    Assim deve ser a história onde você é o protagonista, não um coadjuvante. Logo, esperar para quê? Vista-se, já, de ânimo e determinação e tenha imemoriais conquistas para ficar para sempre na sua história!

     Inácio Dantas
     do livro Epub "Vida, luta e Sucesso!"

     Temas relacionados (Pérolas da felicidade):
 
     Temas complementares (Máquina do progresso):