sábado, 31 de março de 2012

Dias felizes: hoje, amanhã e sempre!



    1.Esmere-se nos seus feitos. Best-Sellers são frutos do esmero.

     Faça parte do time principal, não se contente em ser reserva. Seja sempre escalado entre os craques, entre os que decidem e fazem história.
     A solidez das empresas e das nações está sob a batuta de profissionais qualificados. Quando não, o futuro é temerário, afinal o que será de um avião em pleno voo sem um piloto capaz?
    Em todas as áreas econômicas, a cada segundo novos times são convocados nos quatro cantos do mundo. Com esmero profissional, você se qualifica, é convocado, bem remunerado e sua carreira decola.
   Não abra mão desse quesito. Busque a otimização. Esmere-se no visual e na postura, mormente em locais que assim exige – lembre-se, “a roupa faz o monge”; esmere-se ao falar, principalmente aos ouvidos exigentes; esmere-se para ser o melhor na função: isto reflete em promoções e melhores salários.
   Mas, atenção. A cada dia, a cada tarefa, você será monitorado, terá suas ações planilhadas onde relatórios expedirão números frios e impessoais. E se você deu aquele “algo mais” no que lhe foi delegado receberá nota positiva e fortalecerá sua carreira.
    Por isso, o esmero deve ser uma constante em tudo que fizer na vida. Tenha como exemplo o lavrador. Quando ele se esmera no plantio tem em seus campos folhagens verdes e colheita farta. E, mesmo com a estiagem, tem sempre a fartura de um paiol abastado!

    2.Da primeira à última hora, hoje o seu dia será perfeito!

    Se o seu dia começou bem, sossegado, na santa paz de Deus, então administre-o e mantenha-o nessa vibração até o final. Obtém-se mais proveito num dia tranquilo do que numa semana inteira de conturbações.
    Para isso, previna-se e defenda-se da artilharia inimiga. Por exemplo:
    -Diálogos tensos? Ouça tudo, fale o básico.
    -Boas Ideias? Não as dê para quem tem más intenções.
    -Polêmicas? Não se envolva nem tome partido de pessoas e assuntos que desconhece;
    -Fiador? Cuidado. Fuja de fianças de parentes aproveitadores e de amigos espertalhões...
     Previna-se. Arme-se com o pensamento “hoje estou legal e nada e ninguém vai me estressar”. E mais:
    -Provocações? Pense “não é comigo”, evite e afaste-se.
    -Distúrbios? Desvie-se para outros caminhos e não tome partido.
    -Ofensas e xingamentos? Feche os ouvidos, silencie e não retruque.
    Ao surgir situações que possam inclinar negativamente o pêndulo do seu humor e da sua tranquilidade, fulmine-as no ato. Não deixe que mirem seu altoastral e o derrubem ao chão. Faça bom uso das armas da lisura e do bom entendimento. Aja de forma que, aquela mesma paz que estava com você ao despertar o acompanhe até você se deitar!

    Inácio Dantas
    Do livro e-book “Semeando Dias Felizes

    Temas relacionados (Duas reflexões..):
  
    Temas complementares (Sonetos...):

segunda-feira, 26 de março de 2012

Amizade: abraço que une pessoas e une o mundo!



1-De que vale um amigo lhe dizer que se precisar “pode contar com ele”, se as suas palavras não correspondem às ações?

2-Mantenha sempre duas portas abertas para os amigos: uma porta de entrada para os bons; uma porta de saída para os maus.

3-Não se importe de ter amizade com pessoas de pouco estudo. Atenha-se a outras qualidades. Quem sabe a mente voltada para o bem, dois braços acolhedores, um coração magnânimo...?

4-Quando, entre amigos, ao falar de um amigo que perdeu, meça bem as suas palavras. Se o que você falar for injusto perderá também os que o ouvem.

5-Reflexões:
*        Solidão tem cura: conquiste um amigo!
*        Inveja: vírus que contamina a mais sólida amizade.
*        A verdade é um Panteão onde reina absoluta a amizade.
*        Pai que é o melhor amigo do filho será o melhor avô do mundo!
*        Apaga-se a chama da amizade quando começa o vento da intolerância.

6-Jamais desagrade um ente familiar para agradar um amigo. Tenha em mente que os amigos vivem com você, e os familiares vivem por você!

7-Ao abrir polêmica com amigos, e sentir os nervos em alta-voltagem, controle a tensão e evite ofender. Lançar palavras de alta-amperagem pode gerar um incontrolável curto-circuito...

8-Paz, amor, boaventurança? Há duas diretrizes para você alcançá-los: manter um entendimento largo com os amigos, e outro estreito com o Absoluto!

9-Ao negociar com certos amigos seja perspicaz. Analise-os e não invista sem o selo irrompível da confiança. Cuidado, ou eles ficam com os lucros e você com os prejuízos...

10-Naqueles momentos angustiantes, ante a sensação do nada, de mergulharmos num grande vazio, a presença de amigos é uma boia firme em mar aberto para nos trazer à tona e nos dar ar, força, alento, conforto.

11-Quando há disputa por dinheiro e poder, entre você e seus amigos, é nessa hora que você conhece o verdadeiro caráter de cada um!

12-Velhos amigos partem, novos amigos chegam... É como a noite que vem, cumpre sua jornada e logo uma nova alvorada surge. Assim é a vida, no seu ciclo infinito!

          Inácio Dantas

          Temas adicionais (Semeando dias felizes):

          Amigos(as): estou disponibilizando, gratuitamente, o livro digital (Epub) “5 Minutos para Deus”. Envie-me um email (contato@inaciodantas.net) e o receba (gratuitamente).

sábado, 17 de março de 2012

Duas lições rumo ao sucesso!




   1.Pense e atue firme e positivamente: “Eu sou, eu quero, eu posso”!

     Você tem em mente realizar sonhos? Pretende somar riquezas e aumentar patrimônio? Ter o canudo de bacharel, galgar degraus rumo a altos cargos corporativos? Tudo isso e muito mais você pode obter e transformar-se numa personalidade de destaque. Conscientize-se que o maior vencedor é aquele que consegue vitórias sobre si mesmo.
     Saia da zona do conforto. A mesmice é terrível na vida do ser humano. Uma rotina-padrão-básica estraga a consecução de qualquer nível de planos. Há que sair dela e romper com esse status quo. Decisão, firme e irresoluta. Essa é a palavra-mor. Decidir mudar o que é para ser mudado e melhorar o que é para ser melhorado.
     Quantas grandes ideias morrem no nascedouro, fruto da inação do idealizador! Aquele ímpeto interior, a garra, a vontade acesa, a determinação e o ideal “eu sou, eu posso, eu quero” tem de estar vivo e vibrante dentro de cada um de nós. Pense que em termos de sucesso nada nos vêm de “mão beijada”. Sempre temos de suar, de passar sufoco, de vencer opiniões contrárias, muitas vezes pessimistas e seguirmos, passos largos e decididos com nossas próprias pernas. Assim é a vida, assim é essa busca incansável que todos perseguem, o sucesso, a vitória, o êxito, amealhar prêmios, ser o melhor, ser o que sempre sonhou e construir o sucesso que sempre quis!

>> 

    2.Não se preocupe em demasia com a passagem do tempo, não antecipe seu envelhecer!

     Querer antecipar para hoje o que é para amanhã pode ser um erro estratégico, quiçá impossível. O sucesso na vida de todos nós vem no devido tempo, geralmente após árduas lutas e sacrifícios. Nada acontece na véspera.   
     “Curta” o momento, inspire o doce aroma da vida. Não viva preocupado, contando os minutos, perturbado com a velocidade do relógio da existência. Ele, o tempo, segue seu curso e nós o seguimos, qual passageiro em uma nave rumo ao futuro. Aproveite a paisagem e nem pense em ser mais veloz que o tempo: ele é o condutor, nós, os conduzidos.
    Esteja par e passo com sua missão terrena, não tema a velhice física chegar. Ela vem, é inexorável. Importante mesmo é estar feliz, com um visual exterior bem cuidado, mais novo que a idade cronológica. Procure, pois, remoçar-se, ser jovem todos os dias.
     Quando tentamos fazer as coisas premidos pelo relógio, de olho na grandeza dos compromissos e na exiguidade do tempo, a preocupação  nos assoma e acabamos fazendo errado ou com baixa qualidade. Na vida, para cada coisa há um tempo, e um tempo para cada coisa. Ao quebrarmos essa barreira lógica invadimos a penumbra do desconhecido.
    Faça suas coisas naturalmente. Não se estresse com o sucesso que demora, ele virá ao seu tempo. Simplesmente saboreie cada segundo da vida, qual fosse o vinho dos deuses, pacientemente, até a última gota!

     Inácio Dantas

     Temas relacionados (Dias felizes dependem de...):

     Temas complementares (Bons ideais):

domingo, 11 de março de 2012

Doze pequenas regras para a felicidade!



1-O que levará da vida aquele que viveu, no corpo não sentiu pulsar o sol do amor e no coração luzir as estrelas da felicidade?

2-Cinco reflexões:
*   Corpo que abriga alma alegre vive em perpétua juventude!
*   Uma simples gota de alegria purifica todo um cálice de lágrimas tristes!
*   Conquistar coisas é alegria do corpo; conquistar Deus é alegria do espírito!
*   Nada se faz novo tão rápido quanto a expectativa de vida de quem é feliz!
*  É com a matéria-prima do trabalho e da benevolência que o homem constrói o reino encantado da felicidade!

3-Se acaso ao olhar as nuvens suspensas no céu e vir, não o prenúncio de um temporal, mas a belíssima obra da natureza; ou, ao ouvir o gorjear dos pássaros pensar, não num infernal barulho, mas na doce melodia, é sinal que sua vida é feita de poesia, magia e esplendor!

4- A felicidade é igual uma criança travessa que, entre risos e alegria nos mostra como a vida é uma grande brincadeira!

5- Trabalhe, acredite em si, você é capaz! O maior fracasso de um homem é trabalhar e sentir-se incapaz de construir a própria felicidade.

6- Quem admira, com coração leve e sem olhos de inveja a felicidade alheia, é um sério candidato a ser também feliz e admirado!

7-Rosto carrancudo, olhar vazio, lábios travados? Fuja desse abatimento, pois ele é o estereótipo de quem vive de mal com a vida!

8-Se você é plenamente feliz, por que os outros também não serem? Saiba que em termos de felicidade quem a reparte fica com uma parte maior que o inteiro!

9-Os bons fluídos da felicidade não são estáticos, mas dinâmicos e podem ser transmitidos de pessoa a pessoa.

10-A boca que canta, o corpo que dança, o coração que ri desconhece as adversidades e faz da vida uma celebração diária.

11-O homem que vive feliz, embora envelheça por fora, mantém jovem por dentro ideias e ideais.

12-Para você alcançar a felicidade plena na vida há lições a aprender, algumas com os próprios homens, e muitas com o Criador!

Inácio Dantas
Trecho do livro (Ebook) “Regras de Ouro da Felicidade” – www.i-livros.blogspot.com

domingo, 4 de março de 2012

Constuir sonhos: você o arquiteto da sua prosperidade!



     1.Vida (e obra) do seu sonho.

     Todo sonho quando nasce, fruto do acaso ou do desejo, tem em si uma razão, uma meta, um objetivo. E quando é cultivado dia após dia passa a ter vida própria – nutrida por uma energia biológica.
     Por isso, jamais desacredite, abandone ou deixe o sonho morrer. Você e ele são um só, criador e criatura. Ele está em você como um farol ao navegante, uma diretriz a orientá-lo para tempos melhores.
     Às vezes, por falta de atitude e fé em si mesmas, algumas pessoas deixam seus sonhos ao abandono. A descrença, a falta de mobilidade e o pensar “pequeno” são letais. Tomadas pelo vazio da inação, o sonho vai enfraquecendo, pouco a pouco, até entrar em estado de coma...
     Não cometa esse erro, não o abandone na UTI do sentimento. Um sonho quando morre, morre junto um pedaço de nós. Cuide bem do que pode lhe trazer bens. Nutra-o com interesse, atenção e pensamentos esperançosos. Sonho desnutrido pelo desinteresse, descuido e desesperança é sonho condenado à lápide.
     Deixe a obra do seu sonho firme e forte, viva, saudável, pronta para ser construída. Ou será certo deixar morrer quem pode lhe dar um teto, segurança, sombra e água fresca?

>> 

     2.Qual o momento certo para construir um sonho?

     O momento certo é o momento que você decidir. Você é o mentor – e o executor. É agora, amanhã, uma data programada no futuro... O importante é a definição do “quando”, jamais a certeza do “nunca”.
     A partir do sonho embasado e projetado, a busca pela sua realização é prioritária. Ele é uma massa volátil e normalmente tem prazo de uso e data de validade. Toma um espaço físico em nossa mente, mas deixado ao léu perece, transforma-se em névoa e logo é substituído por outro, num processo recorrente.
    A estrutura do sonho pode ser simples ou sofisticada, preto-e-branco ou colorida, do seu próprio tamanho ou além do horizonte, ao custo de alguns reais ou de milhares deles... Você, autor intelectual, decidirá – e será o engenheiro e administrador da obra.
     A partir do momento que lançar a pedra fundamental do sonho é premente abastecê-lo com material de qualidade: atenção, dedicação e acompanhamento constante. Deixá-lo sob pás e martelos de terceiros, à revelia, pode não sair do alicerce ou ser erigido diferente da planta original.
    O desafio mais agudo que nos compete é desenvolver um sonho inédito e excelente, que nos permita alavancar as finanças e guindar-nos à notoriedade. Paralelamente, estabelecermos um cronograma, definirmos o início, meio e fim, é uma forma de, uma vez começado, sabermos a data exata da inauguração!

     Inácio Dantas
     do livro "Você, o construtor dos seus sonhos!" - Editora Vozes www.vozes.com.br