sábado, 12 de dezembro de 2009

Bons ideais, boas palavras, você se inter-relacionando em harmonia.


     Lembre-se: as palavras têm poder. O que você fala ou até a forma como fala, permite ao seu interlocutor avaliá-lo. De repente você transmite ser um sábio, eloquente; ou pode passar a impressão de um tolo e inculto. É primordial você pensar em si, estruturar seus projetos e alicerçar sua vida,   tendo a palavra como referencial. Então, sempre, pense antes de falar ou executar e nunca fale nem execute antes de pensar! 

     Quando duas pessoas conversam o silêncio não é um bom assunto.
    Conversar não é um monólogo, pois ninguém fala para si mesmo. Onde não há comunicação não há associação de pontos de vista, não há primor de idéias, não há entendimento.
    Por mais que o momento seja difícil, conversar é pactuar, é alinhavar opiniões e decidir com acerto. É a forma democrática de debater divergências, confluir pensamentos, unir forças.
    Não trave sua língua nem amordace sua boca. Pergunte, responda. O diálogo é e sempre será o unificador de águas no mar das dúvidas. Não deixe erguer-se o muro do desentendimento, ele pode ficar intransponível depois.
   Converse. Os lábios que não falam os ouvidos calam. Conversar é a forma mais eficaz para estreitar pontos antagônicos. Entenda, faça-se entender e veja o mundo por um novo prisma.
    Faça sua palavra ficar poderosa!

>> 

     Você já se deu conta de que às vezes se esquece de si mesmo?
     No corre-corre interminável do dia a dia lembra-se de tudo e de todos, mas ao final das contas acaba não se lembrando de si próprio. É como se no filme da sua vida não existisse sua história, e no memorial da sua mente ficou um livro com páginas em branco. A vida passou e você não teve tempo para registrar uma única linha. Que recordações terá no futuro?
     Pare a correria!
    Olhe para o seu “eu interior”. Veja o valor que está no cofre da alma, que o enriquece como pessoa e que faz tudo o mais efêmero e descartável. O momento é curto, a vida única, a busca infinita.
     Goste mais de você. Pense evolutivamente e desate esse nó existencial. Tenha mais “apetite” para a vida.     Para a sua vida!
     Lembre-se de tudo e de todos, mas jamais esqueça de si próprio!

     Inácio Dantas
     (do livro ® “Pequenas Lições de Sabedoria)

    Temas relacionados (Voz de comando):
    Temas afins (Poesia - Sonetos) :

Nenhum comentário: