Comunicação: bons gestos e boas palavras fazem a
diferença.
Uma piada de mau gosto, um gesto insociável, uma frase mal formulada,
podem ferir suscetibilidades e despertar reações de desaprovo. É reativo,
instantâneo. A mente age negativamente quando o olhar vê o reprovável ou a
audição capta frases indesejadas. Às vezes fazemos o impensado, ou o que dizemos, no trajeto da boca aos ouvidos
alheios, toma um caminho no ar e acaba surtindo efeito diferente do desejado...
Você, no entanto, ao se expressar está imbuído de bons propósitos, de
querer ser receptivo, agradável, brincalhão. Para o outro, ao contrário, sua
fala e movimentos não passam de ironia, e daí aflorar respostas abruptas é um
passo.
Ao perceber um ato-falho, desculpe-se. Cesse de imediato o mal
entendido. Explique-se, corrija-se e não deixe se alongar o assunto. Faça-o
compreender que foi uma questão de semântica, e não foi bem o que você disse o
que ele ouviu...
A comunicação é a base das boas relações interpovos. Não há entendimento
coeso quando a mensagem é falsa, dúbia, incerta, ininteligível. Há que ter o
rótulo da unidade, da verdade, da clareza. Por isso, concatene as ideias: pense
antes de agir ou falar e não aja nem fale antes de pensar. Evite palavras
chulas quando o assunto é vital e não fale rebuscado em momentos de
descontração.
Seja através da voz, da expressão corporal, ou da cinestesia, bem se
comunicar tem como efeito o entendimento, a equanimidade de conceitos, a união
de pessoas heterogêneas, e, enfim, a unicidade de ideais, a construção de projetos
e a edificação do sucesso.
Ao falar, com a boca ou o corpo, comunique-se
em altonível, não o faça jogando palavras desconexas, qual folhas secas ao
vento que se perdem sem destino. Fale firme, com conteúdo, princípio, meio,
fim. Ao comunicar-se, faça das palavras ouro na sua boca quando fala e pérolas
nos ouvidos de quem o ouve!
Prof. Inácio Dantas
(extraído do livro do autor (ebook), “Você, líder do seu sucesso”.
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