Evoluir na profissão, e na vida, requer
estabelecer prioridades.
As prioridades, sejam no trabalho ou no cotidiano, devem ter
preferência de executabilidade. Uma ação desencadeia outras ações, e devem
seguir um roteiro lógico e funcional. Portanto, primeira regra rumo à vitória:
jamais executar antes de priorizar!
Sem pressa... Não queira fazer as coisas apressadamente
ou na mesma fração de tempo. Lembre-se, “a pressa é inimiga da perfeição”.
Também não seja moroso nem deixe que “os dados rolem” ao bel-prazer. Executar
duas ou mais tarefas ao mesmo tempo? Atenção, há que ter destreza, disciplina e
ação coordenada, num processo nem sempre possível ao elemento humano. Querer
fazer tudo, de chofre, teoricamente é
até possível imaginar, mas na prática difícil executar. Ou fazemos uma coisa
por vez, benfeita, ou corremos o risco de fazer várias vezes imperfeitamente.
Não devemos
confundir “urgência” com prioridade. Urgência é um aperto, uma necessidade
imediata, enquanto prioridade é primazia, preferência. Logo, as prioridades
devem ser postas no início da fila dos nossos projetos. Há que se ver o grau de
importância de cada uma, enfileirá-las em ordem racional e exequível. E não só
isso. Há que se acompanhar o desenrolar de cada etapa, fazer os ajustes necessários
e colocar a segunda prioridade na sequência. Alguns exemplos a serem
priorizados:
-Equipes de Trabalho – O elemento humano
é o ativo mais importante da empresa. Ele deve ter prioridade total. Qualquer
desatenção será sentida no aumento da folha de pagamento & redução dos
lucros...;
-Produção – Prioridade número “1”.
Matéria-prima, insumos, maquinário, mão de obra... Negligenciar a produção
–qualidade e quantidade- é estragar insumos e perder clientes e faturamento;
-Clientes – Desenvolver técnicas para o
bom atendimento, ampliar, reter e fidelizar clientes. Clientes satisfeitos,
vendas em ascensão;
-Vendas
e Despesas – Priorizar o aumento de vendas & redução de despesas. O
aumento dos lucros é consequência da boa combinação desses dois fatores;
-Fornecedores – A matéria-prima, ou as
mercadorias, de acordo com os pedidos (volumes e preços), são essenciais para a
empresa. Não exceder estoques sem a resposta no faturamento. Lembre-se,
clientes podem lhe dar lucros pelas vendas; fornecedores podem lhe dar lucros
pelas compras;
-Planejamento e estratégias – Planejar é
estabelecer prioridades visando enfrentar o futuro. Estratégia é um conjunto de
ações com a alocação de recursos para resolver desafios de médio/longo prazo.
Priorizar esses quesitos é fortalecer a funcionalidade do departamento/empresa;
-Investimentos – É através dos
investimentos (homens capacitados, máquinas modernas, tecnologia de ponta, etc)
que os negócios alavancam e a empresa compete em condições vantajosas com a
concorrência;
-Manutenção preventiva – Não se deve
“deixar como está para ver como é que fica”. Máquinas, equipamentos,
ferramentas, etc, devem estar sempre em funcionamento perfeito. Fazer prevenção
é detectar problemas, antecipar soluções, não perder vendas e reduzir custos;
-Segurança das Informações – Espionagem
industrial e hackers existem.
Priorizar segurança, e combatê-los prontamente, é não comprometer dados
sigilosos da empresa.
-Imagem da Empresa – É inegável que a
imagem (marca, logotipo, razão social etc) é o “carro-chefe” da corporação.
Imagem ilibada é sinônimo de bons negócios. Cuidado com práticas aéticas,
títulos em cartório, reclamações no Procon, nos jornais etc
-Oferta & Demanda – Priorizar a
atenção nos movimentos do mercado, de concorrentes que se estabeleçam no seu
bairro, da oferta de similares dos seus produtos ou até mesmo de imitações e
cópias piratas.
Em função do grau de prioridade que se estabelece para
cada ação, há, evidentemente, uma reação – ou um retorno. E um erro nessa
interpretação pode atrapalhar a evolução do gráfico dos negócios.
Priorize
ações em função do andamento dos seus trabalhos e diante da evolução do mercado
e mesmo da concorrência. Just-in-time?
Pode ser um recurso a ser utilizado e trazer excelente retorno.
Olho clínico
e decisão assertiva para atuar devem estar presentes nas decisões. Não tenha
dúvida que outros estarão agindo assim com relação a você. Portanto,
mantenha-se sempre desperto para manobras extramuros com movimentos que possam
influir de alguma forma no seu processo interno.
Inácio Dantas
Do livro
“Lições para o Autoaperfeiçoamento Profissional”
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