segunda-feira, 30 de março de 2020


Pandemia, quarentena... Momento de certas ações humanas para mitigar o enclausuramento.
1.Humildade: Viva a beleza de dias espetaculares!
“Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo”. Filipenses 2:3
Esqueça, por instantes, que no seu trabalho você é um diretor, gerente, líder... Desça os degraus da hierarquia e, hipoteticamente, ponha-se no lugar de um humilde empregado. Veja, então, o mundo como ele vê, avalie quanta força desprende, quanto se dedica para executar suas funções e destacar-se na equipe a fim de ser valorizado e de colaborar com você.
Não ostente nem faça uso do poder e do glamour, trate os humildes bem e a recíproca será igual.  Você é o jardineiro de si mesmo e o mundo um grande jardim. Quando a semente da humildade germina, lírios e jasmins florescem e embelezam a primavera da sua existência, com dias e noites espetaculares!
>> 
2.Solidariedade: Vivendo um “dia sob medida”
Horas transcorridas numa nice, você ajudando e sendo ajudado, e, juntos, a deleitar-se prazerosamente com o pão do amor sob o ouro do sol, a prata da lua e todas as benesses de um dia feito “sob medida”. Sim, “dia sob medida” é assim, tudo se desenvolve na placidez da luz fraterna, recaem bênçãos dos céus, é onde “todos têm e ninguém fica sem”.
Neste mundo coisificado, abra o sentimento, deixe-se fluir nas ondas imateriais geradas pelo mar da solidariedade. Pense que você é obra divina, não um ser autônomo solto no tempo e espaço, pois assim é um astro gélido e sem luz.
Dia espetacular, tarde exuberante, noite fantástica: esse é o fruto que germina da semente da solidariedade - fraternidade, auxílio mútuo. Os vapores de tão nobre gesto espargem-se deixando à volta o véu das irradiações sublimes. Eis aí as receitas para você viver um “dia sob medida”!
>> 
3.Empatia: Universalização das boas amizades!
Já percebeu que têm pessoas que você “gosta de graça” e outras “nem que lhe paguem”? E algumas que você ajuda “sem lhe pedir”, e outras que “nem que lhe peçam”? Pois bem, a empatia, que envolve afetividade, cognição e reguladores de emoções é uma “química visual e sensorial” que nos faz aproximar de outrem - ou de o repelir.
É instintivo, imperceptível, sem que você se dê conta já “simpatizou” com a pessoa, e ela com você, numa instantânea sinergia. A aproximação ocorre e o diálogo transcorre com harmonia e fluidez.
Se assim é dos outros para você, seja assim de você para os outros: a empatia é um dom nos inter-relacionamentos. A antipatia, por outro lado, recrudesce o semblante, obsta a aproximação, inibe o diálogo, desconstrói amizades.
Faça uso da empatia, “irradiação física” poderosa!
Sorriso aberto, face amistosa, palavras saudáveis e apropriadas; saber silenciar para ouvir com atenção são alguns – e principais – meios de fazer brilhar sua aura e todos quererem ser seus amigos e lhe ajudar, “de grátis”!
Inácio Dantas
Do livro “Sementes de Vida” – www.agbooks.com.br

Nenhum comentário: