sábado, 16 de abril de 2011

Ética – Valor moral: boa conduta, bom comportamento.



  Amizade, tolerância, compreensão, ética - cimento que concreta a base para erguer um relacionamento sólido, belo, duradouro.


     Ética (do grego ethos: modo de ser, caráter, comportamento)

     O conceito central da palavra ética vem ganhando força e representatividade como um componente a estar presente na vida de todos nós. Hoje, fala-se em ética no relacionamento social, ética nas empresas, ética na política... Busca-se aprimorar esse valor moral e torná-lo uma prática corriqueira nas atividades e no exercício das profissões. Mas, ainda há um bom caminho a percorrer para aprimoramento e aplicabilidade universal. Contudo, os primeiros passos começam já; seus frutos são múltiplos, aprovados e valorizados pela sociedade.
    No âmbito corporativo, o profissional ético e a empresa ética, acabam por garantir espaço, notoriedade e destacar-se perante a concorrência. Há uma busca, pelos consumidores, por empresas que desfraldam a bandeira da ética. Felizmente, esse movimento vem se expandindo e tomando corpo.
     Exemplos de empresas internacionais que evoluíram suas estruturas no campo ético, vêm, através de suas filiais no Brasil, plantando essa semente que tende a se expandir, tornar-se uma cultura e rapidamente ser implantado pelas demais empresas.
     Ética é transparência honesta nos negócios. Numa empresa, deve estar presente desde a portaria de recepção, passando pelo processo produtivo, acabamento, embalagem, etc, até a expedição final. E, extramuros, estender-se ao marketing, às áreas de vendas, pós-venda, serviços, etc.
    Exemplo de um fluxo ético na empresa:

 Setor:
 Comportamento ético

  Compras
 & Vendas
-Relacionamento com os clientes, fornecedores, stakeholders e público em geral -> Evitar mentir, superavaliar, prometer e não cumprir;
-Com procedimentos éticos, desenvolver a relação “ganha-ganha” -> (ganha quem vende, ganha quem compra)

 Produtos
-Qualidade, respeito às especificações, normas técnicas, etc. Devem estar em consonância com regulamentos, e leis -> Não comercializar produtos vencidos, defeituosos, fora dos padrões, ineficazes;

 Preços
-Justos condizentes com o tipo de produto -> Preços honestos, sem ganância ou “supermargens” de lucratividade;

 Impostos
-Declaração e recolhimento dos impostos e tributos conforme disciplinam as leis.

    Quanto às atitudes aéticas, seus resultados são:

 -Perda de reputação, clientes, empregados, investidores;
 -Pressões de entidades de classe e órgãos governamentais;
 Conclusão:
 -Impacto negativo nos resultados, perda de licitações, obstáculos à abertura de novos nichos de mercado, corrupção, sonegações...

     Ética, moral, cidadania, valores que fazem parte do mesmo contexto. Você, como um profissional de auto impacto, é imprescindível ter no seu DNA a ética como filosofia existencial. Quanto aos negócios corporativos, lembre-se, uma empresa somente será ética se todos os profissionais que a compõem também forem éticos!

      Inácio Dantas
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