quinta-feira, 2 de junho de 2011

Motivação & proatividade: baixoastral no chão, altoastral nas estrelas.



     Se você não aprendeu o que fazer para ser vitorioso, aprenda o que não fazer para não ser derrotado!

   1.Define-se motivação como “espécie de energia psicológica ou tensão que põe em movimento o organismo humano, determinando um dado comportamento” (Michaelis)

   O primeiro lance para motivar-se para a vitória é estar motivado consigo mesmo. Quando estamos em altoastral, de bem com a vida, irradiamos boas emanações que contagiam todos à nossa volta. A expressão no semblante, os movimentos físicos, as palavras que dizemos, tudo vem carregado de simbolismos positivos cuja tradução é detectada e assimilada pelos nossos opostos. Com isso, há uma imediata empatia entre nós e eles que repercutem no senso de humor, no estado de espírito e até no estreitamento de ideias e objetivos.
    Seja em casa, no trabalho, ou em local público, as pessoas reagem ao ver-nos em função de uma reação cognitiva, ou seja, se estamos agressivos irradiamos agressividade, se estamos tristes irradiamos tristeza, se estamos alegres irradiamos alegria. Por isso, é fundamental você estar tranquilo, alegre, senso de humor receptivo, motivação a mil.
  Relacionamento. Relacione-se com astral positivo - cara, sorriso, voz–, mostrando viver a vida com matizes multicoloridos e jamais em preto-e-branco. E mais. Mantenha o pensamento elevado, com objetivos reais, pois são motivadores em potencial para a realização das mais complexas obras. O que pensa e o que produz um profissional que se dirige ao seu trabalho sem motivação, de ”faróis baixos”, querendo logo que o dia acabe pois sua disposição é nula? Com certeza seu cansaço será rápido e sua produtividade abaixo do padrão.
    
     2.Motivação, força íntima rumo às realizações.
     Não é unicamente o salário percebido pelo profissional o indutor da motivação. Ele é um componente. Faz-se necessário, paralelamente, algo que motive seu “eu” interior, como a autorrealização, a satisfação pessoal, o contentamento, a alegria, o sentir-se prestigiado no grupo, a percepção que seu trabalho está agregando resultados ou propiciando melhorias às pessoas e que há um reconhecimento notório do valor e da importância do que ele faz. Esse conjunto de coisas faz o ser humano elevar sua autoestima e ele procurar superar-se e produzir, cada vez mais, com maior qualidade e quantidade.

     3.Energize suas motivações.
     Qual o tempo de duração e o tamanho da motivação? Ela pode ser breve qual a fagulha ou ter duração imensurável; pode ser do tamanho de cada um ou maior que seus projetos. Seja como for, enquanto você sentir a energia pujante da motivação dentro de si, busque o melhor, o ótimo, o perfeito.
   Não aceite o “quebra-galho”, o “mais ou menos”, nem se satisfaça meramente com a praticidade das coisas, tipo “garibada”, o “de qualquer jeito tá bom...”, ou ainda recorrer ao expediente de “fazer um puxadinho” meramente para reduzir gastos e abreviar tempo.
    Vá na contramão dessas alternativas. Pense e aja assim: “para os outros que seja como eles querem; para mim, não, que seja como eu quero: o melhor!”.

     Inácio Dantas

     Temas relacionados (Boa gestão):

     Temas complementares (Giro de Estoques):

     Temas afins (Vencer é possível):

Nenhum comentário: