quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Administrando (e resolvendo) problemas.



     Administrando (e resolvendo) problemas.
     Para todo problema há sempre uma solução adequada. Administrar é isso, propor soluções e mitigar problemas. É diante dos grandes problemas, resolvendo-os com eficientes alternativas, que o profissional expert se destaca do profissional comum.
     Navegar, quando o barco está sob bons ventos, céu azul e ondas calmas, é relativamente fácil. Porém, quando o céu se fecha e as intempéries açulam, aí, sim, é que se destaca o bom piloto. E é nesse contexto que você entra.
     Bom administrador é aquele que está pronto para o trivial e muito mais para o inesperado. E quantas vezes o inesperado nos aflige derrotas... Por isso, estar bem preparado é um recurso formidável, um condicionante para superar e lograr excelentes resultados. Mas, isso não é tudo. Há outros detalhes a considerar.
    Você pronto para os embates. Primeiramente você deve cuidar de si e das suas coisas, para depois se dedicar aos outros. E cuidar de si representa ter um bom emprego, boa formação nos estudos, estar saudável, ter bom relacionamento social, paz, tranquilidade.
    Em segundo lugar está você e os problemas. Agora é hora de administrar, de pôr todo o seu conhecimento empírico e saberes técnicos para transformar dificuldades em facilidades. O erro aqui é capital, e o acerto representa cifrões e sua elevação moral. Alguns conceitos para pôr em prática:
   1-Avalie o grau e a extensão do problema;
   2-Pacientemente, estude todas as formas de resolvê-lo;
   3-Detectado o quê do problema, muna-se de equipamentos, manuais, ferramentas apropriadas e de competente equipe técnica;
   4-Divida o problema em sub-problemas, detalhe-os e resolva primeiramente as partes mais fáceis;
   5-Cuidado com a intuição ou “acho que é assim...” Lembre-se, conectar dois fios positivos gera curto-circuito;
   6-Priorize etapas. Resolva a primeira e somente depois passe para a seguinte;
   7-Se não souber como fazer, peça ajuda a quem sabe. Se for o caso, recorra à sua equipe. Lembre-se: “Várias cabeças pensam mais e melhor do que uma”.
    Com essas e outras providências assertivas o problema terá uma solução rápida e eficaz. E o que é também importante, sem fadiga física, estresse ou desperdício de material.
    O sucesso na administração dos problemas gera um sprint na carreira de todo profissional. E isso repercute no seu currículo, nos seus empreendimentos e nas suas vitórias pessoais.
     Inácio Dantas
     Do livro Ebook - “Lições para o autoaperfeiçoamento profissional” (www.amazon.com.br)

Nenhum comentário: