segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Branco, negro, amarelo, índio... Amor e tolerância entre as pessoas, isso é o que importa.


Branco, negro, amarelo, índio... Amor e tolerância entre as pessoas, isso é o que importa.

Atenção: Não permita seus olhos verem o semelhante pela cor da pele, mas sim pela cor da alma: translúcida, incorpórea - aliás, exatamente do jeitinho da sua!!!

1.Brigas? Confusões? Afaste-se delas. Paz, abrace essa ideia.

Há pessoas que diante de qualquer insatisfação destila gotas de ódio.  Irascível, traz a mente inquieta, a boca cheia de insídias, as mãos hostis. Por qualquer contrariedade engendra armações, ergue a voz, os braços para a briga. Sua paciência é impaciente, seu controle incontrolável...

Atenção, não se permita levar por um bolhão de ira repentino. Se pressentir que vai se enervar controle-se. E se estiver diante de alguém nervoso afaste-se!

Cada um de nós, embora sob o teto do mesmo dia, carrega seu fardo de problemas, cada qual com um volume, largura, peso... Entretanto, uns e outros, “pavio curto”, perdem o controle feito um trem que descarrila, joga a culpa no mundo e a reação vem em forma de agressividade.

Evite pessoas nesse estágio. Evite o confronto. E se acaso se aventurar e entrar em brigas, conheça bem seus pontos fortes: gavião que ataca serpente sabe as garras que tem. Tema, sempre, os revezes, pois brigas todos sabem como começam, mas ninguém sabe como terminam. E o bom senso diz que não se deve querer saber.

Levar ou não vantagens num confronto é um risco que você não deve correr. Por menor que seja traz prejuízos colossais - moral, físico, financeiro... Quantas cicatrizes são abertas e ficam acesas, às vezes para sempre, cortadas pela lâmina da violência.

Fale o idioma da paz! Pratique o gesto da paz!

Insatisfação? Nervosismo? Inspire o bendito ar da tranquilidade e não estrague seu dia por nada. Diante de qualquer embate fale o idioma da paz e esteja, sempre, cercado de amigos numa convivência feliz.

Brigas não resolvem problemas, aliás, agrava-os ainda mais. Portanto, evite-as. Não dispute com os músculos suas diferenças, e sim com os gestos da paz. Com isso você melhora seu dia, preserva seu bolso e seu estado físico...

>> 

1.Dê-se mais amor – E irradia amor para as pessoas à sua volta.

Você é a pessoa mais importante que conhece! Pode parecer uma afirmação bizarra, óbvia. E é. Entretanto, quantas vezes damos mais importância aos outros do que a nós mesmos? Quantas vezes priorizamos a solução dos problemas alheios secundarizando os nossos próprios?

Para si, é você que deve estar sempre em primeiro lugar. Então, faça um “pit stop” da máquina do seu corpo e por um momento deixe de lado as preocupações alheias, a correria louca, os atropelos sem fim. Volte-se para si, olhe o seu “eu” interior e exterior. Pense primeiro no seu bem-estar, em crescer, se desenvolver e evoluir intelectual, profissional e materialmente para, construída e assentada sua base estrutural, pensar naqueles que o rodeiam – e dependem de você.

Jamais se esqueça que é o gestor de si próprio. Você é o resultado dos seus pensamentos, atitudes e decisões. Por conseguinte, pense, aja e decida assertivamente. Não é nenhum favor que você se faz. Cuide-se, dê-se atenção, dê-se valor, dê-se afeto, ame-se. Trate de si, esteja no “topo” conceitual dos amigos e familiares, pois a energia da vida que pulsa dentro do seu corpo é sua.

Não pense nem queira consertar o mundo em um único ato. Faça as coisas com vagar, racionalmente, dentro dum tempo plausível, benfeitas e no limite das suas forças. Lembre-se, você é uma estrutura biológica suscetível ao cansaço, desgaste e “quebra”. Para estar bem para servir o próximo é importante, antes, estar bem para autosservir-se.

É imperioso estar, hoje e sempre, forte, em equilíbrio pleno, entusiasmado para os afazeres. Fuja do corre-corre, pensando e fazendo acontecer mil coisas, sendo enaltecido por bem cuidar dos outros, mas esquecido que tem alguém ainda mais importante para cuidar: você.

Dê-se todo amor que puder. Lute por ele. Quando alguém luta pelo amor o mundo assiste a dois vitoriosos. Inácio Dantas

Do livro “Semeando dias Felizes” – www.agbook.com.br

 

Nenhum comentário: