segunda-feira, 9 de março de 2009

Autoaperfeiçoamento: você, líder de si mesmo!


     Lidere seu destino!
    Tome as rédeas dos seus passos, das diretrizes do seu futuro, da direção a seguir. 
   Administre seu presente com atenção, cautela, solidez, e seu amanhã será profícuo.
   Liderar é tomar as decisões certas. É decidir sem afogadilho, com um prévio planejamento, com o propósito firme de tornar a vida longa e aprazível.
    Lidere seu eu superior. Ponha-o para agir em seu benefício. Ele tem grande riqueza a lhe oferecer. Esgote esse manancial que transborda dentro de você. Enquanto há força em seus músculos não desfaleça o ímpeto nem sepulte os seus sonhos.
     Lidere-se!
    Tome o leme da nau do seu destino e veleje soberano pelo sólio infinito, admirando o reluzir do seu plexo solar.
      Decida-se, pois ao decidir por coisas boas Deus move-se ao seu favor!

à

     Não se apresse quando o momento pede calma.
    Quanto mais a disputa for acalorada mais você deve demonstrar serenidade e manter a “cabeça fria”. Mostrar equilíbrio num instante crítico é estratégia de um verdadeiro líder.
    Ao desconcentrar-se você compromete resultados e pode destruir mais do que construir. Atitudes sob “pressão” devem ser evitadas para não ter que contabilizar danos irrecuperáveis.
   Tranquilize-se. Estabeleça prioridades. Busque alternativas plausíveis. Elas existem. Podem estar óbvias à sua frente mas você não consegue vê-las. Atropelar decisões pode ferir as chances de sucesso. Atos intempestivos trazem mais erros do que acertos.
     Discipline os objetivos e aja com perspicácia, raciocínio lógico e sensatez.
     Esses fatores haverão de ser grandes aliados da sua vitória!

à

     É uma dádiva ser líder, ser ovacionado, ouvir ecoar os aplausos de admiração. Esse reconhecimento é a glória que recebem aqueles que, além de inegável qualidade, têm carisma, alma polida, sentimento nobre.
     Um líder deve ter em suas mãos boas propostas, boas realizações. Deve semear ações que vão brotar os frutos do bom exemplo. E o bom exemplo se espalha como flores no campo e embeleza a raça humana. É instrumento de união, pois congrega a harmonia entre as pessoas. 
     O líder deve estar acima de qualquer interesse pequeno. Sua grandeza é em prol do bem comum, de uma sociedade unida, justa, feliz. Deve ter atitude e pulso forte, pois, líder que não tem liderança acaba sendo liderado.
     Vaidade, usura, prepotência, são feições antipáticas e que devem ser evitadas por aqueles que almejam um dia a liderança.

      Inácio Dantas
     (do livro ®”Pequenas Lições de Sabedoria”)

     Temas relacionados (liderança):

     Temas complementares (Liderança em espanhol):

Nenhum comentário: