domingo, 25 de outubro de 2009

Calma, paciência, concentração: armas para superar os problemas do dia a dia.



     Calma, paciência, não faça as coisas de afogadilho, às pressas, como se o mundo fosse acabar agora. Lembre-se, pressa e qualidade não se coadunam. Aja de acordo com suas habilidades, destreza, experiência, mas sem querer ser mais rápido que os ponteiro do relógio. Quantidade com qualidade resulta de trabalhos feitos com calma, comprometimento e capricho.

     Tenha paciência.
     Nem sempre quem sai na frente será o primeiro, e nem sempre quem sai por último será o último. Apenas seja paciente e tire proveito dos trunfos que o momento pode lhe proporcionar.
     Ter paciência é um estado de espírito. É o tempo e o corpo em sintonia. É esperar, e, mesmo demorando sentir que foi rápido. É fazer bem feito – racionalmente e uma só vez.
     Portanto, seja paciente. Não corra contra o tempo, você não vai ser mais veloz que ele. Nem queira tudo nas mãos de uma vez - você não vai conseguir abraçar o mundo.
     Aja pacientemente, sem ser indolente. Em certo momento, agir devagar é estar nos extremos do limite.
     Não avance o segundo passo antes do primeiro: Deixe o dia seguir seu curso. Ninguém consegue viver o amanhã sem que antes o hoje tenha sido vivido!

>>

     Não antecipe um mal-estar por algo que está por vir. Nem fomente a própria angústia, “esquentando a cabeça” antes da hora.
     “Filtre” minuciosamente cada problema e o autoadministre com paciência e sensatez. Preocupar-se na véspera é antecipar aborrecimento. É sofrer o dobro e perecer o triplo.
     Se o problema é para mais tarde não comece a sofrer desde cedo. Lembre-se que antes do futuro existe o agora. E o agora está à sua disposição para ser vivido intensamente, em paz, suavidade de pensamentos, tranquilidade.
     Você e ninguém pode mudar o inevitável. O que tem que ser, será. O que está para acontecer, fatalmente acontece. O amanhã é somente uma palavra que expressa o futuro. Ele não existe. Vai ainda ser escrito.
     Portanto, não se precipite. Deixe para o amanhã o que é do amanhã e viva esse instante em toda a sua plenitude!

>>

     Quando a tarefa for complexa, concentre-se, reflita, e “mãos à obra”. Inspiração e disposição são os códigos do segredo para executá-la.
     Pense racionalmente; atue com eficácia. Nosso cérebro é um armazém de idéias; nossos membros, instrumentos de trabalho.
     Não inicie algo sem antes delinear o princípio, meio e fim. Entenda-o em suas minúcias. Trace roteiros e planos de ação. Isso poupa tempo e economiza material. Muna-se de livros e manuais. Isso abrevia a execução propiciando qualidade.
     É importante compactar sua concentração para ela ficar mais “viva”, atuante, mais sintética.
     “Ligue-se” no que faz. Não disperse a atenção. Atenha-se ao que está à sua frente como se fosse parte de você.
     Lembre-se: quando um trabalho é eficaz o custo é minimizado e a produtividade maximizada!

     Inácio Dantas
    (do livro ® “Pequenas Lições de Sabedoria)

    Temas relacionados:
  
    Temas complementares (corporativos e liderança):

Um comentário:

Banco de Saúde disse...

Olá Inácio, tudo bem?
Sou Luciana Moreira do portal Banco de Saúde.
Essa semana indicamos o seu blog como destaque no site.
Suas publicações que expiram o bem-estar e a auto-confiança têm feito um grande sucesso no site.
Um grande abraço.

Luciana Moreira
Banco de Saúde