1-Ao orientar alguém inexperiente para fazer um trabalho, faça um feedback, certifique-se que ele entendeu sua orientação. Para maior segurança, acompanhe-o iniciar o trabalho. Não se esqueça que você é responsável solidário, tanto pelo acerto quanto pelo erro.
2-Muitas grandes empresas começaram pequenas. E tantas outras fecharam ainda pequenas. A razão? Boa parte pela desconfiança entre os sócios. Quando um não confia no outro os negócios travam, e o que era para ser um sonho vira um pesadelo. A confiança mútua cimenta as bases da sociedade. E o prédio, que é a empresa, é edificado sobre fundações firmes e sólidas.
3-Se você gerencia, sabe de cátedra que vender mais nem sempre significa lucrar mais. Para isso reduza ou estabilize suas despesas e, sobretudo, passe a comprar melhor: Boas vendas advêm de boas compras. Uma empresa adquire boa saúde financeira quando vendas e lucros crescem a taxas crescentes.
4-Não se mostre ser mais forte do que é nem saber mais do que verdadeiramente sabe. Seu patrão não é tolo. Tentar ‘mostrar-se’ para ser aprovado, na ótica dele será visto com reprovação.
5-Quando um superior não confiar no seu trabalho, no qual você é um ‘ás’, releve essa desconfiança. Em contrapartida mostre todo o seu talento e capriche, fazendo com o dobro de qualidade!
7-Declínio das vendas? Reative-as. Dê um plus nos seus negócios. Faça promoções, ofertas, reduza a margem operacional e ‘ponha para fora’ a mercadoria. É preferível ‘girar’ várias vezes os produtos com lucro menor do que deixá-los na prateleira.
8-Ao conversar com uma pessoa desequilibrada emocionalmente, tenha a medida das suas palavras, e mais ainda dos seus gestos, para não dar conotação agressiva. Caso contrário, de uma ação impensada pode advir uma reação brusca.
9-Se você lidera, tenha em mente que é de você que emanam as decisões vitais. Conscientize-se, então, da sua importância no trabalho e faça valer sua liderança. Comando, sabedoria, disposição e iniciativa para realizar tarefas são algumas características de um líder.
10- Como você recebe as críticas? Às vezes você acha que está dando tudo de si e para os outros está aquém do seu potencial. E as críticas, construtivas, são alertas para rever conceitos e servem como molas propulsoras para você se corrigir e buscar seu autoaperfeiçoamento.
Inácio Dantas
(do livro “Dicas para um bom relacionamento no Trabalho”)
Temas complementares:
http://inaciodantas.blogspot.com/2010/05/dicas-para-um-bom-relacionamento-no.html
Temas relacionados:
http://gestao-e-lideranca.blogspot.com
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Um comentário:
ACHO MUITO BOA ESSAS DICAS SOBRE UM BOM RELACIONAMENTO NO TRABALHO,QUANTO MAIS LEIO MAIS APRENDO COM ELAS.
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