Um bom funcionário com problemas particulares pode se transformar num mau funcionário. Ouça-o, cuide bem dele, ele lhe é valioso. Ou você vai se desfazer de uma pérola só porque ela não está brilhando?
A carreira de líder é feita de muito trabalho e de uma densa carga de responsabilidade. Ela pode ser breve ou longa, de fracasso ou sucesso, a depender do comprometimento e do seu desenvolvimento do profissional - se ele está mais para o esforço ou mais para a platitude...
Considerações:
*Motive seus funcionários a alcançar metas e objetivos. Prêmios, promoções, gratificações, etc, são formas de motivação. Funcionários motivados, produção ampliada.
*Considere seus fornecedores tão importantes quanto seus clientes. Trate-os bem, valorize-os, são parceiros valiosos. Clientes podem lhe dar lucro pelas vendas, fornecedores podem lhe dar lucro pelas compras.
*Faça reuniões habituais com a Diretoria, encarregados, e estes com os subalternos. A filosofia de trabalho da alta cúpula deve estar sempre enfatizada, irradiando por todo o quadro funcional.
*Incorpore-se aos objetivos estatutários da empresa (“missão”, objetivos, visão) que você faz parte. Engaje-se nas suas metas de crescimento e desenvolvimento e cresça e se desenvolva junto. Esteja comprometido com a empresa para ela estar comprometida com você.
*Sua carreira pode ir de vento em popa, devagar como uma tartaruga, ou nem decolar. Em todas essas situações você é o piloto e tem o leme das decisões nas mãos. Pode decidir por melhores trajetos e seguir por eles ou pode ficar na estação, estagnado indefinidamente. Estude, treine, aperfeiçoe-se, escolha o melhor trajeto e siga firme e determinado.
*Você é o líder que fará “acontecer”, que dará ao mercado o que o mercado não tem mas necessita ter: boa marca, bons produtos, bons serviços. Sob a sua batuta, equipes desenvolverão bens e serviços que serão absorvidos pela demanda. Então aja, a hora é agora, enquanto a ideia está “fresca” e não há concorrência.
*Há necessidade de mudanças na empresa? Implemente-as. Mudança de rumo ou direção dos negócios está afeito ao líder. Mudar quem ou o quê está ineficiente reduz custos e expande produtividade. Com isso, obtém-se melhor performance produtiva, melhorando a saúde financeira, sua e da empresa.
*O líder deve, com responsabilidade, ater-se aos problemas graves da equipe e da empresa. Numa súbita emergência, e na falta de ideias próprias, ideias implementadas em outras empresas, com sucesso, podem servir de inspiração para resolver ou atenuar os seus problemas. Essas ideias podem ainda ser adaptadas e melhoradas, uma vez que cada empresa tem sua política interna e suas peculiaridades.
Inácio Dantas
Temas relacionados (Corporativismo):
Temas afins (Filosofia de vida):
Nenhum comentário:
Postar um comentário