sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Líder, importantes perspectivas a considerar... (1)


Líder, importantes perspectivas a considerar... (1)
(Líder e liderados...)

1-...Com habilidade, extrair do liderado todo potencial que ele tem e carrear esse potencial para obter excelência na produção.
2-...Doutrinar os funcionários mais velhos que nunca é tarde para aprender novas técnicas e sempre é tempo para ousar, quebrar paradigmas e romper limites.
3-...Enfrentar o baixo conhecimento dos liderados como um desafio. Pacientemente, orientá-los, aprimorá-los, e sempre dar respostas inteligentes mesmo a perguntas banais.
4-...Estimular e valorizar o profissional, sobretudo se for jovem e arrojado; dar um empuxo para ele decolar na carreira é injetar “sangue novo” na equipe e assim agregar ao time um aliado potencial.
5-...Usar de calma e sabedoria contra aqueles que discordam das ideias sugerindo outras, novas e melhores. Nem sempre quando o líder expõe suas ideias há concordância total até nos pontos e vírgulas...
6-...Dentro de um setor, distribuir trabalhos e ordens para toda a equipe de forma coordenada e racional afim de realizar objetivos e atingir metas. Para isso há que estabelecer rotinas, criar e treinar funções e:
-enfrentar os problemas, mediá-los e propor soluções.
-estabelecer prioridades e implementá-las eficazmente.
-crises? Não esperar que aconteçam, mas antecipar-se aos acontecimentos.
-buscar o aumento de produtividade mantendo a mesma base instalada.
-unir profissionais de várias formações e integrá-los harmoniosamente no mesmo projeto.

7-...Dentro da característica do setor, procurar mesclar na equipe profissionais veteranos e a garotada recém-chegada, às vezes até inexperiente. Fundir o poder da experiência com a força da juventude é uma química que costuma produzir ótimos resultados.
8-...Agir com presteza com funcionário que não quer “nada” e “não tá nem aí” para o trabalho. Este vive a navegar nas ondas do comodismo, à espera de ser indenizado nos seus direitos trabalhistas. Em geral, é do tipo que não produz e ainda “leva” mais uns dois que produzem para o mesmo “barco”...
9-...Ter a medida do valor de um funcionário mais pelos acertos constantes, menos pelos erros eventuais. É de bom-tom, antes de condenar um trabalho malfeito, refletir o quanto ele já produziu com primor e o quanto já colaborou. Se o resultado for negativo condenar veementemente; se for positivo ser paciencioso e o reorientar como fazer benfeito.
10-...Manter conduta honrada, do tipo que aumenta com uma lupa as qualidades e diminui para um microscópio os defeitos; que demoniza os erros e santifica os acertos; que ensina quem não sabe e cobra qualidade de quem tem. Esse perfil de líder, positivamente, é mentor de um time que faz as barras do gráfico da lucratividade ascender ao topo!

Prof. Inácio Dantas
Extraído do livro (ebook) “Ser Líder. Pequena Bíblia do Líder”
Adquira o livro em: (Amacon.com.br) http://goo.gl/gV9rkz


Nenhum comentário: