segunda-feira, 16 de maio de 2016

Professor, uma boa aula é...


Professor, uma boa aula é...
(Professor e alunos)
1-...É, não aquela que você fala muito sobre tudo, mas a que você fala pouco, o necessário, e ao final ouve em uníssono “entendi”!
2-...É aquela que, quando você fala a sala fica em silêncio para ouvi-lo e faz-se um ribombar de vozes quando há debates e atividades em grupo.
3-...É quando há dedicação, paixão, amor. Se as palavras na sua boca saírem do seu coração, sem dúvida pelos ouvidos deles chegarão ao coração!
4-...É não lecionar amargurado, coração duro, pensando na hora de sair antes mesmo de entrar... Boa aula? Vá tranquilo, mente leve, corpo solto e com Deus a inspirá-lo!
5-...É aquela que você “não repete conteúdo que já deu”, nem dá “matéria pela metade”. Boa aula é aquela que você vê “nuvem de giz no ar” e “sente escorrer suor da mente”...
6-...É quando os alunos não “brincam” em sala e a atenção é total. Melhor ainda quando há perguntas oportunas e propositivas que enriquecem e abrilhantam a exposição do tema.
7-...É quando a sala, todos os dias, está cheia e os alunos interessados e participativos. Sala vazia recorrentemente, alunos desinteressados e abstraídos, pode ser sintoma de aulas ruins...
8-...É quando você “domina a matéria”, quando ela é a “sua praia”, quando o tema flui com facilidade e desenvoltura. Ao final, alunos vêm lhe parabenizar, porque você não deu uma aula, mas a aula.
9-...É quando usa bons livros, boas apostilas, data-show, computador, Internet... A ideia que “uma imagem vale mais que mil palavras”, combinada com “mil números e mil palavras” produz uma retenção de saber fantástica.
10-...É quando promove atividade em sala (trabalhos, exercícios, gincanas, etc.) com pontuação para a nota bimestral (que é uma ótima estratégia). Que não seja pela “atividade”, e sim pela “pontuação” (ou ambas as coisas), inequivocamente resulta em excelentíssimas aulas.
Prof. Inácio Dantas
Extraído do livro (Ebook)do Autor "Ser Professor. Pequena bíblia do Professor"
adquira no portal www.amazon.com.br
*Inácio Dantas é Economista, Contabilista, Escritor (34 livros editados, sendo 4 no México em espanhol), Professor universitário de Ciências Sociais Aplicadas, Colunista semanal em 20 jornais no Brasil.

Um comentário:

Vida em poesias disse...

Dedicação, amor e domínio na matéria lecionada, realmente traz prazer e satisfação de estar em aula.... Porque o enriquecimento em conhecimento transmitido e de grande valia.
Houveram dias que eu não tinha vontade de ir embora... de tão boas que as aulas eram.
Excelente professor!!