segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Organização, bom relacionamento no trabalho: degraus para o sucesso!

     No nosso dia a dia nas atividades corporativas, ou particulares, sejam em trabalhos executados ou  no trato com os colegas, muitas vezes tomamos atitudes que não se coadunam plenamente com o nosso "jeito" de ser. De repente nos escapa o controle das palavras e ações e cometemos deslizes, até involuntários. Para que isso não ocorra, é recomendável estarmos centrados, focados no que é importante e esquecendo o secundário. Esse é um recurso para melhorarmos nossos trabalhos, as inter-relações, e atingirmos o autoaperfeiçoamento.

    Organize-se.
  Mantenha organizado seu trabalho, sua casa, seus estudos. Organização é estrutura. Quem estiver bem estruturado vai comandar, e não ser comandado. Reserve um lugar para cada coisa e para cada coisa um lugar.
   “Administre-se”. Planeje e antecipe-se aos outros. Esteja sempre à frente dos fatos. Anote, não confie sempre na memória, às vezes ela falha.
    Elabore sua agenda. Ordene seus compromissos. As datas existem, organize-as.
    Organize seu visual – simples e funcional; 
    organize suas falas – breve e abrangente; 
    organize seus caminhos – menor distância, maior segurança; 
    organize sua produção – menos tempo, mais lucro.
  Organizando-se, sua rentabilidade irá crescer e um novo tempo sobrará para você dedicá-lo ao seu descanso e lazer.

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   Não chame a atenção de alguém em público.
   É uma atitude indigna despejar ofensas em quem, certamente, é inferior a você e por isso não vai reagir. Evite essa postura descortês. Não permita aos outros compartilharem cenas de constrangimento e mau humor.
   Vociferar é agredir. São punhais que atiramos contra o seio do oponente fazendo-o sangrar, às vezes, o pranto do silêncio. E, creia, as piores lágrimas são as silenciosas, aquelas que não se derramam, que ficam aprisionadas dentro do sentimento.
   Ao pressentir a instabilidade, acalme-se. Recomponha a temperatura da mente e abrande o calor dos pensamentos. Entre no centro do seu eixo.
   Chame o seu contendor para o diálogo, a sós. Converse, oriente. Quando há diálogo harmonioso o resultado é um ambiente festivo, onde todos se irmanam e o que se extravasam são os gritos de paz!

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    Valorize uma pessoa quando ela realizar um bom trabalho.
    Não dê opinião a esmo, sem ater-se aos pormenores do trabalho.
   Observe com “olho clínico” e emita opinião sincera. Destaque o que mais lhe agradou. Dê relevância ao todo enfatizando os pequenos detalhes.
    Analise. Faça-a interessar-se pelo seu interesse. Anime-a ressaltando suas virtudes e deixe-a polir o ouro do orgulho. Ela sentirá o desejo de melhorar, de aprimorar-se dia a dia.
    Reconheça o que é bom. Sua palavra de estímulo pode ser mais importante do que dinheiro. Incentivo é um combustível que nos alimenta e nos impele a produzir mais e melhor. O ser humano precisa disso: Ter sua capacidade reconhecida, seu mérito valorizado. E, valorizar as boas obras dos outros é um imã para termos também nossas boas obras valorizadas!

    Inácio Dantas
   (do livro ® “Pequenas Lições de Sabedoria”)

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