sábado, 22 de agosto de 2009

Amizades sinceras. Reflexões para um bom relacionamento pessoal.



    Mentalize nos seus oponentes:

   -Que me aceitem como eu sou, não como querem que eu seja.

   -Que relevem meus defeitos e ressaltem minhas virtudes.

   -Que ao me virem, nos semblantes resplandeça um olhar puro e fraterno.

   -Que suas ideias sejam pródigas de bons fluídos e suas consciências um celeiro de paz.

   -Que o som das suas vozes exaltem a bondade, a compreensão e sejam sinônimos de irmandade eterna.

   -Que seus pensamentos não se municiem com a arma da inveja.

   -Que ao falarem de mim tragam sinceridade nas palavras e pureza no coração.

   -Que eu seja exemplo de trabalho, honestidade e caráter íntegro.

à

   O mundo vê uma pessoa com os olhos da desconfiança quando:

   -É erguido quando cai, mas não ergue ninguém caído.

   -Diz-se verdadeiro, mas dissimula a verdade.

   -Prega fraternidade, mas age com violência.

   -Recebe uma pergunta com amor e devolve com ódio a resposta.

   -Supervaloriza o que é seu e deprecia o que é dos outros.

   -Faz uma grande batalha de um pequeno mal-entendido.

   -Não tem posses, não se esforça para possuir e inveja quem possui.

   -É ajudado num momento difícil, mas não ajuda ninguém em dificuldade.

   -Compra e não paga; vende e não entrega; dá a palavra e não cumpre.

à

   Tenha uma vida ímpar. Não proceda atitudes deselegantes. Pense três vezes antes de:

   -Falar mal de quem não está presente para se defender.

   -Afirmar algo inverossímil ou que não pode provar.

   -Ofender pessoas para demonstrar força e poder.

   -Encenar uma mentira para camuflar uma verdade.

   -Revelar uma confidência que jurou segredo.

   -Culpar os outros por um erro que você cometeu.

   -Julgar sem provas; condenar sem julgamento; punir sem condenar.

   -Censurar alguém por suspeição, sem antes reunir provas cabais.

   -Copiar uma idéia dos outros e dizer que é sua.

     Inácio Dantas
    (do livro “Pequenas Lições de Sabedoria”)

     Temas relacionados:

    Temas complementares (Liderança):

Nenhum comentário: