sábado, 27 de fevereiro de 2010

Custos, Despesas, vendas e lucros - Disciplina e eficiência da equipe.



   Cresça profissionalmente dentro da empresa. Destaque-se. Recicle-se se necessário e almeje a eficiência. Tenha espírito solidário e colaborativo. Adicione obediência, probidade, caráter impoluto. Com esses ‘temperos’ você melhorará o seu currículo e com ele a sua vida.

     Disciplina é um indutor da eficiência; eficiência é um propulsor do rendimento; rendimento, por sua vez, é sinônimo de lucratividade. Logo, não há boa lucratividade com indisciplina, seja em que segmento da vida for. Isso é inconteste.
     Equipes ou empresas onde líderes ordenam e liderados desobedecem estão fadadas ao insucesso. Como pode um ambiente de trabalho manter-se produtivo se ali se instalar uma Torre de Babel? Como haver um bom fluxo de trabalho se o líder fala e sua voz não é ouvida ou é distorcida? Há que todos falarem o mesmo idioma, se entenderem, haver sinergia entre os pares, obediência às regras, respeito à hierarquia, aos colegas e disciplina operacional. Ressalte-se que esses quesitos, além de serem impulsores de vendas e lucros, são itens que integram os padrões ISO (International Standardization for Organization), pois permitem aumentar o grau de segurança e reduzir, em contraponto, o número de acidentes de trabalho. E, de forma indireta, concorre para o acréscimo de um percentual na conta “lucros” ao final do exercício.
    Seja do pedido do cliente à execução do serviço, do início do processo da matéria-prima ao produto final, da portaria de descarga ao depósito e do depósito às prateleiras de vendas, há um caminho lógico e racional a ser percorrido; e esse caminho é reto e plano, sem desvios ou ressaltos. Esse é o “percurso da eficiência (‘Cadeia de Valor’ de Michael Porter)”, ou seja, os bens e insumos, desde a logística de entrada, chegam mais rápido à área de processamento e estoques, desta ao departamento de vendas e na sequência ao pós-venda (serviços, assistência técnica, etc).
     A disciplina constante é qual uma mola-mestra incansável, que se retrai e se expande empurrando para frente e para cima os negócios. Qualquer entrave na flexibilidade dessa mola, lá na ponta, imprevistos poderão ocorrer. E esses imprevistos resumem-se em produtos mal acabados, com defeito, excesso de sobras e desperdícios; mercadorias empoeiradas, vencidas, danificadas ou mal expostas na área de vendas; serviços executados com atraso, baixa qualidade ou imperfeição, etc. E daí decorre trocas, substituição de peças e componentes, refazimento de serviços, gerando perda de clientes, altas de custos, prejuízos... Essas práticas empresário algum deve registrar nos seus negócios, pois é um retrocesso na produção e nos lucros
     Devemos considerar a disciplina como um item a estar presente na equipe e na empresa como parte integrante do produto final. Ela é um facilitador importantíssimo para os desafios do dia a dia e para aqueles que buscam o primor e a plena eficiência dos trabalhos.
     Discipline, pois, e discipline-se!

    Inácio Dantas

    Temas relacionados (Corporativos):

   Temas complementares (Relacionamento entre casais):

Nenhum comentário: