sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Brigas, discussões no trabalho? Doze dicas para bem relacionar-se (VI)





1-Para resolver querelas defenda-se sem atacar. Seja perspicaz. Use de fineza, ‘jogo de cintura’ e fale o português claro. Sem que percebam você venceu com pouco ou nenhum esforço, não ofendeu ninguém e granjeou novos amigos.

2-Se você tem talento use-o para um bom trabalho. Para fazer porcaria não é necessário alguém talentoso!

3-Criar uma caixinha de sugestões na empresa é uma boa medida para receber ideias. Os funcionários, desde um gerente a um braçal, têm ideias que podem ser úteis para aperfeiçoar produção e administração. Premie-os nas ideias aproveitadas e você verá uma empresa engajada na busca do custo mínimo e da produção máxima.

4-De ‘peão de pátio de fábrica’ a encarregado e de encarregado a diretor de empresa pode ser improvável, mas não impossível.

5-Se as pessoas não melhoram para você, melhore para as pessoas. Seja digno e receberá dignidade. Veja-as com outros olhos e será visto com nova ótica. As imperfeições que julgamos nos outros muitas vezes está em nós mesmos!

6-Breve como um raio que brilha nas trevas e após o brilho volta a ser treva novamente; assim é o brilho de superioridade na face do arrogante.

7-Vá atrás das informações! Livros, revistas, jornais, TV, rádio, internet são fontes indispensáveis para se manter em sintonia com as mutações do mundo. A pessoa bem informada é o ponto central de onde irradiam as decisões que vão fazer parte dessas mutações!

8-Para executar um serviço geralmente você depende de outro. E o outro de outro numa cadeia orgânica, afim de que o todo se complete com perfeição. Esteja, portanto, afinado com os seus parceiros, pois quebrar essa seqüência é perder produtividade e sobre você recair admoestações.

9-Se é pela sombra que se conhece o gigante, é pela obra que se conhece o autor. Porquanto, capriche. E pela qualidade da sua obra será conhecida a sua autoria!

10-Documente o fluxo da sua produção. Registre cada etapa (executores, tempo trabalhado). Ao final de um período faça um inventário por peça. De repente o lucro de uma está cobrindo o prejuízo da outra e você desconhecia.

11-Produção é coisa séria. Não arrisque material caro a estagiários: o serviço pode sair ‘morto’. Decida-se com bom senso, antes, para não lamentar depois.

12-Se você tiver cargo de chefia, seja respeitoso e dê ordens amistosas. Com isso será obedecido como amigo e respeitado como chefe.

   Inácio Dantas


   Temas relacionados (Corporativos):

   Temas complementares (Relacionamentos entre casais):

Nenhum comentário: