domingo, 7 de fevereiro de 2010

Amor ou amizade? Dez dicas para bem relacionar-se no amor (IV)




1-Um casal unido é como uma sociedade: duas forças em prol dos mesmos sonhos. A união é o segredo para o sucesso, pois como vencer uma competição se ambos competirem entre si?

2-Ao enfrentar dilemas e privações, e vencê-los, o casal torna a união mais sólida e mais afetiva. Não fugir do barco, remar e vencer a borrasca, é o que faz dos navegantes parceiros inseparáveis para sempre!

3-Desquites, separações, quantos delas por motivos tolos! Depois, com o tempo, ‘caímos na real’ e reatamos, arrependidos. Devemos conversar e dar luz ao entendimento. Aprender com o pranto e dor pode deixar seqüelas, muitas delas inapagáveis.

4-O respeito à opinião do outro é um convite para ter sua opinião respeitada. A vida conjugal, quando respeitada seus limites, tende a ter uma cumplicidade próspera de ternura e afeição.

5-Não julgue pelo que ouviu dizer. Afira, com convicção, para formar juízo de valor. Boatos existem e devem ser considerados como tal. Ao julgar sem embasamento pode-se cometer o mais abominável dos erros.

6-Trair um amigo fiel é o mesmo que apunhalá-lo pelas costas: um ato insidioso. Jamais devemos perpetrar a indignidade dessa ação. Amigos fiéis são como irmãos: nós os escolhemos e, reciprocamente, por eles somos escolhidos!

7-Cuidado: ao perder seu tempo tentando conquistar o amor dos outros, você pode perder o amor que é seu!

8-Não lastime por não ter alguém; você não é só, apenas está só. Medite que esse momento é passageiro. Aproveite para replanilhar sua vida e preparar-se para um nova conquista: bela, leal e duradoura!

9-Guardar rancor por pessoas que nos querem bem é tornar o coração petrificado. Devemos deixá-lo dócil e converter o rancor em tolerância, e a tolerância em bem querer!

10-Amar restitui a alegria. O desamor nos leva por veredas da tristeza, encurta nossas noites, aflige nossos dias. Amar nos recompõe o equilíbrio, nos eleva o astral e nos permite encontrar a paz em nós mesmos!

    Inácio Dantas
    (do livro ® “Dicas para um bom relacionamento no amor”)

    Temas relacionados (Sonetos):

    Temas complementares ("dicas" de amizade):
http://inaciodantas.blogspot.com/2010/10/doze-dicas-para-uma-boa-amizade.html 

Nenhum comentário: