domingo, 22 de setembro de 2013

Dez sugestões para exercer boa liderança em equipes de trabalho.


Você, motivado para liderar!

Dez sugestões para exercer boa liderança em equipes de trabalho.

1.Não “pegue pesado” nas broncas ao chamar a atenção de um subalterno pelo seu primeiro erro. Lembre-se antes de ser líder quantas vezes você errou pela primeira vez.

2.É função de um líder doutrinar os funcionários mais velhos que nunca é tarde para aprender novas técnicas e sempre é tempo para aprimorar-se, ousar e romper limites.

3.Ensinamentos do líder são preciosidades no dia a dia. Portanto, quando ele tecer explicações, se a régua do seu pensamento correr à frente, puxe as rédeas e não a deixe distanciar-se do cerne da questão.

4.Liderar uma equipe especializada é uma tarefa fácil. Fácil? É fácil para o líder tarimbado, que entende as virtudes e os defeitos dos funcionários e dedica-se a melhorar a performance do que está ruim e a otimizar o que está bom. Por isso, sempre, esteja intelectualmente à frente dos seus liderados!

5.Cultive afetividade e integração com os demais escalões da empresa. Amistosidade, temperança e compreensão para resolver problemas são formas de tornar fáceis as coisas complexas.

6.Ao ter que advertir um subalterno, faça-o no ato. Não postergue. Ficar indeciso a remoer as palavras mentalmente pode dar-lhes uma nova semântica. E, mais tarde, quando finalmente o fizer, o sentido das palavras nada terá a ver com a origem dos fatos...

7.Se você tem bom autocontrole para repreender seus liderados, imagine para ouvir repreensões dos seus superiores; é num momento assim que vai compreender por que temos dois ouvidos e uma boca...

8.Mantenha sua equipe na área de trabalho em altoastral, tranquila, harmônica. Empregados que trabalham motivados, normalmente, são os que menos erram e mais produzem.

9.Informação é igual fruta fresca, tem prazo de validade. Logo, liderado com dúvida, oriente-o. Guardar a informação é vê-la envelhecer e perder a essência.

10.Sim, ao liderar você encontrará pensamentos conflitantes. E aí perceberá que é muito mais difícil tornear as ideias de certos homens do que tornear um bloco de aço!

Inácio Dantas

Do livro Ebook “Você, motivado para Liderar” (+ de 300 sugestões)  – www.amazon.com.br

Um comentário:

Unknown disse...

Seguem meu Blog : http://umlongofuturo.blogspot.com.br/ é de auto-ajuda