segunda-feira, 27 de março de 2023

"Livro dos Sábios" - Paradoxos...

 

         ...Assimetrias Existencial

2.Desamor & Desilusão:

"O sentimento é os olhos do corpo, e, na íris a percepção do efluir das mais sutis emoções que perpassam pelas vísceras, fio da medula ao espírito vital. Desamor? Seja sábio, aplique-se altas doses de amor e paixão, bálsamo e cânfora para sarar as profundas feridas abertas pela desilusão...

3.Bênçãos & Prosperidade:

Quer a colheita de frutos prósperos? Mãos laboriosas, coração sábio! Vá, are a terra das oportunidades, cave o chão fértil da multiplicação, semeie o trigo tenro da fartura, cuide com "força e honra, inteligência e fé" e colha, meritoriamente, na "face bem suada, a vida abençoada"!

4.Divino & Pecado:

Destampe a caixa do juízo, põe-lhe assunção dos saberes do céu. A sapiência terrena, em fusão com a celeste, traz aprazimento à matéria e refrigério ao espírito. Livre seu "eu" das pecaminosidades humanas e preencha-o com eflúvios deíficos, pois enquanto o pecado suja-o com o lodo térreo, o sublime clareia-o com as águas de Deus!

5.Ilusão & Realidade:

Atenção àquele que jacta-se de "saberes fabulosos, posses mirabolantes, feitos incríveis e que, em verdade, "nada é ou tem e medíocres coisas fez"... No vértex da sua inteligência, seja-lhe, ele, "exemplo do que não ser, ações a não agir, feitos a não fazer", afinal bem pior que enganar os outros é mal enganar a si próprio...!"

6.Negócios & Ganância:

Negócios? "Não queira ganhar 'rios' quando 'regatos' são suficientes... Assim, escasseie nas perdas e não exceda nos ganhos, afinal ‘o equilíbrio é uma pilastra a prumo que sustém-se ao vento das crises’. Seja sábio, preserve-se, e considere isso: "o homem inventou o negócio, o negócio inventou o lucro, o lucro inventou a ganância...".

7.Família & Prioridade:

O que há mais precioso que a família? Se ela bem a tem consigo, então bem a tenha com ela! Medite isso, sabedoria não é atoleimar-se em cavar abismo onde há que se erguer pontes:  vê? a mãe, o filho, os seios; a águia e seus filhotes; a loba e suas crias... Este Livro dos Sábios é uma ode à família, pois sem ela o que será para sermos o que somos...?

8.Tolices & Saberes:

"Vêm dos desígnios Oniscientes, à luz da vida pelo útero da mãe-natureza, prodígios Supremo para uma era melhor. Então, o que fez Deus? Ele fez "o grande para adjutorar o pequeno; o forte para socorrer o fraco; o feio para destacar o belo"... Fez, ainda, para justeza e paridade, "o sábio para educar o tolo; o rico para misericordiar o pobre; o indulgente para perdoar a língua insultosa". E você, agora sábio, o que sabe desses saberes...?

9.”Vésper & Órion”:

Epopeia desafiadora é, na vida, grandes conquistas com pequenos saberes. Assim, "velejar é preciso"! Prepare a nave, ascenda à Via Láctea dos livros e contemple o brilho de Vésper das "figuras", Órion das "palavras" e assente seu cabedal do saber – ou alguém escala montanhas sem o paramento montanhês? Leia. Releia.  Estude. Reestude. A "viagem", do apedeutismo à sapiência é longa, é um transcender "do escuro efêmero à luz perpétua!".

10."Tempo & Amor:"

...

"Não volta à flor o perfume exalado;

Não volta às nuvens a chuva caída;

Não volta aos céus o astro cadente...".

 

E quanto a "alguém" que se foi? Medite, o amor lhe dá luz, laivos de sabedoria:

 

"Quer de volta à lembrança alguém esquecido;

De volta, inteiro, o coração partido;

De volta no cérebro o prazer revivido...?”.

-Eia! Vá buscá-lo, corre, pois não volta no tempo um minuto perdido!

 

Texto do livro "Livro dos Sábios" (c) Inácio Dantas

Em formatos impresso ou digital no portal :

Livro dos Sábios, por Inácio Dantas - Clube de Autores



Conheça outros trabalhos do Autor, acesse amazon.com.br

Nenhum comentário: