sábado, 7 de novembro de 2009

Relacionamento social. Dez "dicas" importantes para melhorar o diálogo.











1-Não fique procurando defeitos numa pessoa para ridicularizá-la, pois defeitos você também os têm, não os vê, mas são vistos pelo resto do mundo. E, afinal, você quer ser ridicularizado?

2-Quando seus projetos dão errado você busca um culpado para justificar o erro? Reconsidere. Se são seus os louros pelo sucesso, então culpe a si mesmo pelo fracasso.

3-Valorize suas amizades. Tenha fidelidade, solidariedade, respeito e fortaleça-as. Amizade frágil é como um laço mal dado: ambos podem ser desfeitos a qualquer instante.

4-Quando Deus perguntou a Salomão o que ele queria para governar Israel, ele preteriu riqueza e glória. Pediu, tão somente, inteligência e sabedoria. Essas são uma riqueza imaterial que vai nos permitir, assim como permitiu a Salomão, alcançar as maiores riquezas materiais.

5-Em caso de desarmonia com a pessoa amada, não feche a boca nem trave a língua retraindo a palavra. Chame-a para uma conversa franca, pois quando se ama o silêncio fere mais que um grito.

6-Não se preste a falar difícil àquela pessoa que tem pouca ou nenhuma instrução. Use linguagem simples, ou você cansará a boca falando bonito e ele cansará os ouvidos sem entender...

7-Num momento de grandes decisões, evite dividir a atenção com coisas fúteis. Mire-se no alvo dos seus objetivos. Se não você acaba se importando com o que não importa e não dando importância ao importante...

8-Ao conversar com alguém enfurecido, faça da tranqüilidade seu ponto de equilíbrio. Subir os termômetros da conversa é descer ao estágio da irracionalidade. Conduza a conversa com sutileza, em bom nível, obtendo assim um entendimento amistoso e produtivo.

9-Jamais empreste sua idoneidade para apoiar ilegalidades. Ao contrário, afaste-se delas. Para tudo que não se quer existe a palavra não. Se você fizer pacto com pecadores será partícipe dos pecados.

10-O tempo é minério escasso, quanto mais se gasta, menos se tem. A usina que o produz (a vida) se exaure ao final de um ciclo. Você deve administrar esse minério com sapiência e usufruir dele até os últimos fragmentos.

   Inácio Dantas

   Temas relacionados (corporativos):

   Temas complementares (pais e filhos):

Nenhum comentário: