Se seus negócios não andam bem, você deve tomar ‘a frente’ enquanto ainda há tempo. Sentir o vendaval soprar e não recolher as velas, é deixar o barco naufragar sem tentar salvá-lo.
Segundo um teorema desenvolvido pelo economista Vilfredo Pareto (Itália, século XIX), também conhecido como princípio 80-20, afirma que, para muitos fenômenos, 80% das consequências advêm de 20% das causas. Por exemplo, ele descobriu, em uma pesquisa do Século XIX, que 80% da renda, na Inglaterra, ia para 20% da população.
Lastreado nesse teorema, criou-se a Curva “ABC” de produtos e mercadorias. Seu uso, atualmente, é bastante difundido para o gerenciamento de estoques, definição de políticas de compras e vendas, estabelecimento de prioridades, programação de produção, serviços, etc. Com essa ferramenta permite-se identificar aqueles itens que encontram-se foram de foco dos negócios e que justificam atenção e tratamentos especiais. É inegável que manter um bom gerenciamento de estoques pode tornar a empresa mais estruturada, competitiva, rentável; e a Curva ABC, bem controlada, propicia esse bom resultado, notadamente na demanda nas seguintes áreas:
*Giro no estoque (ou Rotatividade no Estoque);
*Proporção sobre o faturamento no período;
*Melhoria da margem de lucro;
1.Classificação dos Produtos da Tabela:
Classe A: Produtos de maior importância, valor ou quantidade, correspondendo em média a 20% do total (podem ser itens do estoque com uma demanda de 65% num dado período). Normalmente são os de menor quantidade consumida e maior valor unitário;
Classe B: Produtos com importância, quantidade ou valor intermediário, correspondendo a 30% do total (podem ser itens do estoque com uma demanda de 25% num dado período). Geralmente são os intermediários das classes A e B.
Classe C: Produtos de menor importância, valor ou quantidade, correspondendo a 50% do total (podem ser itens do estoque com uma demanda de 10% num dado período). Essa classe é constituída dos itens de maior quantidade e menor valor unitário e representa o menor valor percentual sobre o total.
Obs. *Com o estudo das classes dos produtos, permite-se separar o essencial do secundário;
*Os parâmetros acima não são uma regra matematicamente fixa, pois podem variar de organização para organização de acordo com o tipo de produto e a demanda;
*O resultado útil desta técnica é a otimização da aplicação dos recursos financeiros ou materiais, evitando desperdícios, faltas, sobras excessivas ou aquisições indevidas. Com isso favorece-se o aumento da margem de lucratividade.
2.Ex. didático:
Diante desse resultado, pode-se implementar, por exemplo, as seguintes estratégias para os produtos Classe “A”, onde 17% dos itens vendidos representam 65,54% do faturamento:
- Fidelizar os clientes consumidores através de brindes, promoções, descontos, etc.
- Em circunstância alguma deixar faltar produtos nas prateleiras;
- Em caso de necessidade de instalação de câmeras de vigilância, dar prioridade à área de estocagem desses produtos;
- Efetuar um trabalho de marketing visando aumentar e reter um maior número de clientes para nesse setor;
- Como há uma forte concentração financeira nessa Classe, é possível ainda:
-renegociar preços e prazos de pagamento – aumento do tempo ou parcelamento de faturas;
-efetuar “pedidos de compras” com entregas programadas, repondo os produtos na mesma velocidade do “giro de estoques”;
- Etc.
Inácio Dantas
http://inaciodantas.blogspot.com/2011/03/paz-e-felicidade-doze-dicas-para.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário