segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Motivado para o sucesso (II). Doze perspectivas para liderar com sucesso!



1-A doação pela bondade, pela compreensão, pela aceitação das fragilidades humanas, aliada ao comando eficiente, faz do líder um ser que extrapola o profissional e invade o honorável.

2-Líder deve ficar de olho-vivo com os recém-formados: excesso de teoria prejudica a prática...

3-Funcionário altamente capaz é aquele que entendeu o serviço antes mesmo do líder explicar qual é.

4-Líder que teme trabalhos errados não tem coragem de dar ordens para ninguém.

5-A coroa real de todo líder é a experiência, a solicitude, a humildade, o respeito e consideração aos seus liderados.

6-Líder deve, com humildade, usar seus conhecimentos, experiência e intelectualidade. Líder que se julga super-homem não tarda e cai por terra derrotado pela criptonita do orgulho!

7-O poder sem o conhecimento é vão. É fundamental, ao mandar fazer, saber como, quando e o que é para ser feito.

8-Ao elogiar um “peão” por um trabalho benfeito, cuidado para não “encher a bola” dele em demasia. De repente ele pode achar-se o “tal” e pleitear o “impleiteável”... 

9-Terno bem cortado, fina gravata, nem sempre veste um executivo capaz. E, muitas vezes, uma capa suja de graxa veste um gênio!

10-Ao advertir um subalterno equilibre o peso das palavras com o peso dos erros. Líder que exagera na bronca enfraquece a razão.

11-Funcionário que discute com o líder sobre o melhor método de fazer um trabalho não deve ser advertido e sim elogiado, pois trabalha objetivando o menor custo e a maior qualidade.

12-Estruture-se para empreender com êxito. Tenha inclinação e bons conhecimentos da área a ser explorada. Acrescente ainda: definir projetos, metas e objetivos, comprometer-se e concentrar o foco no que faz, ter bom benchmarking (busca das melhores práticas para um desempenho superior) e, principalmente, ter perseverança. Com esses atributos você será sempre uma luz, jamais um refletor!

     Inácio Dantas

     Temas relacionados (Elasticidade preço da demanda):

     Temas complementares (Todos nascem para ser líderes):

3 comentários:

LuSpinelli.. :-) disse...

Muito bom. Adorei, parabéns! abraço.

Cristhiany Silva disse...

Sábias palavras!! totalmente edificadoras...muitos sucesso,nas tuas palavras, encontram-se as verdadeiras otimização,Parabens..

Inácio Dantas disse...

Boa tarde Cristhiany

Agradeço suas avaliações e suas palavras edificadoras, de incentivo. Breve a Editora Vozes estará lançando um novo trabalho meu "Construindo Laços de Amizade!", um livro imperdível.
Os textos veiculados nos blogs não são meus, são nossos. Sinta-se à vontade para ler, avaliar e comentar.
Grato
Inácio Dantas