segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Problemas de liderança. Algumas dicas para resolvê-los.



    Qualquer problema, por mais difícil que seja, somente ficará sem solução a partir do instante que se abandonarem as tentativas.

   Todo líder deve instruir, treinar e preparar sua equipe para decidir, com correção e senso produtivo, os problemas atinentes às suas áreas. Capacitar a equipe plenamente nas suas atividades é ter como retorno bons índices de produção, aliados a um ritmo normal e tranquilo de trabalho. Com boas instruções cria-se uma equipe afinada e evita-se que ao surgir um problema banal um liderado venha questionar a solução. Ele o resolve de imediato, com assertiva. Por isso, é importantíssimo que cada liderado, em suas funções, tenha preparo, conhecimento e discernimento para, ao surgir o problema, tomar a decisão sem perda de tempo.

     Todo líder é responsável pelo patrimônio material, e mais ainda pelo elemento humano. Por consequência, deve estar atento para:

·    Ter conhecimento pleno das máquinas, ferramentas e equipamentos de trabalho, bem como da alocação dos insumos e qualidade final dos produtos.

·         Evitar dar ao profissional sem técnica ou qualificação serviços que requeiram técnica e qualidade.

·      Orientar o aprendiz, ou profissional desqualificado, as etapas de um trabalho, afim de que ele faça correto, benfeito e aprimore-se. Simultaneamente, acompanhar a execução para certificar-se que está dentro do orientado.

·         Dar “liberdade vigiada” para que o liderado raciocine, desenvolva e resolva as dúvidas por si próprio.

·      Não tolher a criatividade nem calar-se às boas ideias. Antes, incentivar os liderados a pôr os neurônios para funcionar.
    
·      Estar sempre presente quando pressentir dúvida ou dificuldade do liderado na execução de uma tarefa. De forma didática, orientar como executá-la corretamente. Isso evita desperdício de material, perda de tempo e aperfeiçoa o profissional.

     A partir do momento que cada liderado domine suas atribuições plenamente, a tendência é ele agir de forma autônoma e o número de problemas diminuir. Com isso, ao líder virão somente, e em menor escala, os problemas de maior envergadura. Por extensão, a dinâmica produtiva estará mais bem engrenada, com mais desenvoltura, a proporcionar liberdade ao líder para gerenciar e fiscalizar melhor todo setor e cada etapa dos trabalhos. Resultado: homens menos desgastados, menor exaustão dos equipamentos, menor desperdício de materiais e melhor performance dos trabalhos.

    Inácio Dantas

    Temas relacionados à liderança corporativa

    Temas complementares:

Um comentário:

Juuh νΔGΔʋ'ᶽ disse...

interessante, com essas palavras me alimenta muito para ser uma proficional na liderança !!